MENU

Empresas alemãs anunciam investimentos em Santa Catarina

Empresas ZF e Vossko vão investir em unidades industriais na cidade de Lages

Publicado: 23 Maio, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O governador Raimundo Colombo recebeu a confirmação, esta semana, na Alemanha, que a maior fornecedora de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis de veículos, a ZF, vai mesmo investir em Santa Catarina. A intenção da empresa é construir uma unidade em Lages em 2013, que fornecerá câmbios para caminhões e ônibus, visando o mercado sul-americano. O investimento deve gerar 500 empregos diretos. "É um passo fundamental para o futuro, pois a ida da ZF atrairá outras empresas do ramo, formando, assim, um importante pólo automotivo no Estado", ressaltou o governador.

A alemã ZF já possui uma unidade em Sorocaba, no interior de São Paulo e, agora, pretende, expandir as operações no Brasil, para atender a demanda do continente. O Governo do Estado e a empresa têm, inclusive, um protocolo de intenções assinado. Segundo Raimundo Colombo, além da ZF, outras empresas automotivas sondam Santa Catarina para possíveis investimentos, como a Paccar, a montadora norte-americana de caminhões que pretende aplicar US$ 200 milhões no país. Também estão no páreo São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Uma outra empresa da China também estaria interessada.

A confirmação do investimento da ZF foi feita durante visita do governador e comitiva à empresa, que fica em Friedrichshafen, a 200 quilômetros de Munique. Colombo conheceu a linha de montagem do Grupo, que possui 117 unidades em 26 países, com 70 mil empregados. A ZF investe mais de 5% da receita em pesquisa e desenvolvimento.

Fonte: Diário Catarinense 

ZF