MENU

Metalúrgicos de três países realizam 2º Encontro de Trabalhadores nas Montadoras

Publicado: 01 Dezembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
João Cayres (aoJoão Cayres (ao
João Cayres (camisa azul) participou de ato com trabalhadores na Toyota da Argentina

Metalúrgicos do Brasil, Argentina e Alemanha participaram na última semana do 2º Encontro de Trabalhadores nas Montadoras, organizada pela IndustriALL Global Union, a federação internacional dos trabalhadores no ramo industrial. O encontro, que aconteceu entre os dias 24 a 28 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina, teve o objetivo de fortalecer as redes sindicais e trocar informações sobre as condições de trabalho nas montadoras e autopeças dos três países.

A delegação brasileira foi composta pelo secretário geral e de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), João Cayres, o secretário geral da Federação dos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP) e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, João Farani, o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e representante do Comitê Sindical de Empresa na Ford , Alessandro Silva, o secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, e o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e coordenador do Comitê Sindical de Empresa na Mercedes-Benz, Max Pinho.

Segundo João Cayres, um dos principais debates do encontro foi a organização das redes sindicais para a não precarização das condições de trabalho no mundo. “É uma estratégia de organização sindical que vem crescendo e se consolidando em função da globalização. Por meio delas, é possível debater e obter soluções coletivas, que seriam difíceis de serem atingidas pelos trabalhadores em uma única planta”, disse.

Crédito: Divulgação
Jovens Jovens
Representantes do Brasil, Argentina e Alemanha no evento  do Ministério do Trabalho argentino

O grupo também debateu a situação econômica e política dos três países, a situação do setor automotivo, a estrutura sindical e as negociações coletivas. No terceiro dia, os participantes visitaram a planta da Toyota e também participaram de um protesto junto com o SMATA (Sindicato de Mecánicos y Afines del Transporte Automotor de la República Argentina), que representam a maioria dos trabalhadores ligados à indústria automobilística argentina. No ato, os trabalhadores reivindicavam melhorias na produção da linha de ônibus de Buenos Aires.

Para João Farani, o encontro foi importante para a troca informações com os trabalhadores, além de estreitar as relações com os outros países e, principalmente, com a Argentina. “É preciso que os trabalhadores se organizem internacionalmente para fortalecer a luta por melhores condições de trabalho. Este intercâmbio fortalece ainda mais o diálogo com ‘los hermanos’”, afirmou.

O encontro terminou com um debate sobre a política industrial dos países no Ministério do Trabalho da Argentina e também contou com a presença de autoridades da Argentina.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)