MENU

Encontro Internacional de Redes Sindicais debate estratégias de organização

Publicado: 10 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
Encontro Internacional de Redes Sindicais debate estratégias de organização dos trabalhadores Encontro Internacional de Redes Sindicais debate estratégias de organização dos trabalhadores
Encontro reuniu trabalhadores do Brasil, Argentina e Alemanha

Nesta segunda-feira (10) teve início o Encontro Internacional de Redes Sindicais de Trabalhadores nas empresas ZF, Shaeffler e Mahle. No primeiro dia do evento, metalúrgicos que atuam em plantas dessas empresas em três países (Brasil, Argentina e Alemanha) debateram a importância da política das redes como estratégia de organização global dos trabalhadores, além de trocarem informações e experiências sindicais em cada país.

O encontro, que está acontecendo em Santo André (SP), é uma realização da Fundação Friedrich Ebert (FES), em parceria com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), com o apoio do IG Metall (Sindicato dos Metalúrgicos da Alemanha), da Unión Obrera Metalúrgica (UOM), da Argentina, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), ligada à Força Sindical.

Estiveram presentes na mesa de abertura o secretário-geral e de Relações Internacionais da CNM/CUT, João Cayres, a representante do IG Metall, Angélica Jimenez-Romo e o secretário-geral da UOM, Roberto Oesquer. A mesa foi moderada pela diretora da FES no Brasil, Tina Hennecken.

A atividade reúne pela primeira vez metalúrgicos nas plantas do Brasil, Argentina e Alemanha das três multinacionais. Os trabalhadores na Mercedes-Benz da Alemanha também foram convidados para o encontro, aproveitando a sua presença no país para a comemorações dos 30 anos da Comissão de Fábrica da empresa em São Bernardo do Campo (SP).

Crédito: Adonis Guerra
João Cayres (à esq.) esteve presente na mesa de abertura do encontroJoão Cayres (à esq.) esteve presente na mesa de abertura do encontro
João Cayres (primeiro à esq.) esteve presente na mesa de abertura do encontro


No encontro também foi feito um debate sobre a organização sindical nos países participantes, uma análise comparativa das empresas e um mapeamento comparativo entre as plantas. A partir daí, foi realizado um plano de ação para atuação em conjunto. Um dado comum é que as três multinacionais são sistemistas, ou seja, fornecem sistemas completos para as montadoras como, por exemplo, painel de instrumentos, embreagens e freios.

Debate
O encontro das redes sindicais será finalizado nesta terça-feira (11) com um debate aberto ao público, cujo tema é "Internacionalização da Produção e Desafios Sociais", na Universidade Federal do ABC (UFABC), Campus São Bernardo, na terça-feira (11), às 16 horas.

Estarão presentes o presidente do IG Metall Wolfsburg, Hartwig Erb, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira, o secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo do Campo, Carlos Alberto Gonçalves, e a professora de Ciências Econômicas da UFABC Cristiana Reis. O evento terá tradução simultânea.

O debate será no Auditório 005 do Bloco Beta. O Campus São Bernardo da UFABC fica na rua Arcturus, 3 - Jardim Antares.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)