MENU

FEM-CUT/MG: metalúrgicos entregam pauta de reivindicação da campanha salarial

Publicado: 02 Agosto, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
Metalúrgicos entregaram pauta de reivindicação nesta segunda-feira

Os metalúrgicos de Minas Gerais entregaram à FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) a pauta de reivindicações da campanha salarial unificada 2017, nessa segunda-feira (31).

Várias atividades marcaram esse importante dia para os metalúrgicos no Estado. Ainda de madrugada os dirigentes sindicais foram em diversas fábricas, nas entradas dos turnos, levar o boletim da campanha e informar aos trabalhadores sobre o início das negociações.

Pela manhã, o Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem foi palco de mais uma plenárias com os trabalhadores sobre a reforma da previdência e as principais consequências que a reforma trabalhista trará para a vida da classe trabalhadora. O cientista político José Prata falou sobre a previdência e Frederico Melo, técnico do Dieese, falou sobre a reforma trabalhista.

Na parte da tarde os sindicalistas foram para a porta da FIEMG, onde foi realizado um ato com discurso de várias lideranças, e depois realizado a entrega da pauta de reivindicações.

Entre as principais cláusulas sociais que serão debatidas no Contrato Coletivo de Trabalho, vale destacar a que disciplina a terceirização; a inclusão de parágrafo na cláusula sobre férias que mantenha a concessão em 30 dias; incluir cláusula de concessão de vale refeição e/ou cesta básica e ampliação para dois anos de vigência das cláusulas sociais.

No campo das lutas econômicas, a reivindicação será pela reposição da inflação acumulada nos últimos 12 meses (INPC) mais aumento real. Abono salarial de R$ 550,00, reajuste de 6% nas demais cláusulas econômicas e extinção de uma faixa de piso salarial.

(Fonte: FEM-CUT/MG)