MENU

Espírito Santo: Metalúrgicos protestam na portaria da Vale contra falta de pagamento

Publicado: 18 Junho, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Aline Barcelos
--
Protesto foi realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo 

Na manhã desta segunda-feira (15), o Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo realizou um protesto na portaria principal da Vale, em Camburi, para cobrar da empresa os pagamentos das rescisões dos metalúrgicos demitidos pela Insight, após a mineradora encerrar contrato com a prestadora de serviços.

Os companheiros terceirizados, já com o aviso-prévio cumprido há quase três meses, ainda não receberam da Insight, que alega dificuldades financeiras e espera que a Vale pague a multa rescisória, avaliada em R$1,5 milhão, para então quitar os débitos com os trabalhadores.

Segundo o diretor do Sindicato,  Walter Bernado Ribeiro há dias a entidadevem conversando com a Vale e a Insight afim de encontrar uma solução para os trabalhadores.  “Em todas as reuniões, a Vale diz que está providenciando os pagamentos, mas os dias passam e os trabalhadores não recebem”, disse.

Durante o protesto, os trabalhadores na Vale fizeram uma caminhada do viaduto de Camburi até a mineradora em solidariedade aos terceirizados. De acordo com Walter, a ação foi para pressionar a Vale e chamar a atenção dos trabalhadores e da sociedade para o que está acontecendo com os terceirizados.

Sentindo a pressão do protesto, a mineradora imediatamente procurou o Sindicato e agendou uma reunião para discutir o assunto.

“É vergonhoso o descaso da Vale com os terceirizados. Não vamos permitir que a rescisão dos trabalhadores atrase mais um dia. Ou as empresas chegam a um consenso e pagam os metalúrgicos ou vamos continuar as manifestações”, esclareceu Walter.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo)