MENU

Espírito Santo: trabalhadores reprovam proposta de reajuste salarial da ArcelorMittal

Publicado: 16 Fevereiro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os metalúrgicos da ArcelorMittal Cariacica reprovaram a proposta da empresa para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017. A assembleia com os trabalhadores aconteceu na manhã desta terça-feira (15). Ao todo, 92,5% dos metalúrgicos disseram não à proposta.

Foi proposto um reajuste de 6%, sendo 3% em julho/17 e 3% em setembro/17, ambos sem retroagir à data-base, representando mais 9 meses de prejuízos no salário dos trabalhadores, e um abono único no valor de R$ 500,00.

Somente durante o período da data-base (outubro), os metalúrgicos acumularam 9,15% de perdas inflacionárias. Se somarmos até fevereiro deste ano, o número chega a 9,95% e continuará crescendo até chegar a data proposta pelos patrões para aplicação dos reajustes, penalizando ainda mais a categoria.

Esta é a primeira proposta da empresa após os 100% dos metalúrgicos rejeitarem as últimas condições propostas pela AMC, quando chegou a oferecer 2% de reajuste salarial. O Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo agora se prepara para fazer, através das sugestões dadas pelos trabalhadores, uma contraproposta que deve ser enviada à empresa dentro dos próximos dias, esperando que, ao menos desta vez, a empresa leve em consideração o pleito dos trabalhadores.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo)