MENU

Ex-alunos de curso do CESIT participam de seminário de atualização

Evento começa amanhã, com 70 dirigentes que participaram de curso da CNM e Unicamp sobre economia do trabalho e sindicalismo. Vai discutir também plataforma dos trabalhadores.

Publicado: 10 Fevereiro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Tem início nesta terça-feira (11) seminário de atualização do curso Economia do Trabalho e Sindicalismo, promovido pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A atividade, que vai até quinta-feira (13), acontece no Instituto Cajamar, no interior de São Paulo.

O curso de extensão universitária, voltado para dirigentes sindicais, teve duas turmas, em 2011 e 2012 (nesta, além de metalúrgicos, houve dirigentes dos químicos), e é um exemplo da política de formação adotada pela CNM/CUT, que entende a necessidade de qualificar os sindicalistas para sua atuação não apenas no cotidiano de suas bases, mas também para o debate de temas importantes, como a política industrial e o desenvolvimento econômico e social do país.

“Quando promovemos o curso, firmamos o compromisso de promover uma atualização para todos os participantes. E este é um momento mais do que adequado, quando a política industrial e o modelo de desenvolvimento que queremos estarão no debate dos projetos que disputam as eleições de outubro”, assinala Paulo Cayres, presidente da Confederação.

A secretária de Formação da CNM/CUT, Michele Ciciliato, lembra que um dos objetivos deste seminário de atualização é o de debater a pauta dos trabalhadores do ramo industrial para a plataforma da classe trabalhadora que será sistematizada pela CUT. Em artigo veiculado nesta segunda (10) na sessão “Com a Palavra” deste portal, Michele fala da política de formação da CNM e sobre o contexto em que está inserido este seminário.

Na quinta-feira (13), são esperados no evento presidentes e dirigentes das outras quatro confederações que compõem o Macrossetor da Indústria da CUT (MSI) – químicos, vestuário, alimentação e construção – justamente para que a pauta unitária para a política industrial seja delineada.

Confira a programação do Seminário:

Dia 11/02
9:00 hs – Abertura e exercício sobre desafios sindicais
10:00 hs – Economia brasileira: as questões em disputa, os desafios e as perspectivas.
13:00 hs – Almoço
14:30 hs – Os desafios para reversão da desindustrialização no país
18: 00 hs – encerramento do dia

Dia 12/02
9:00 hs – As questões econômicas internacionais e os problemas para a indústria brasileira
12:30 hs – almoço
14:00 hs – As novas perspectivas da questão social e do emprego e dos salários no Brasil

Dia 13/02
9:00 hs – Os desafios das relações de trabalho e do sindicalismo brasileiro
12:00 hs – trabalho em grupo: elementos para pensar uma plataforma política dos trabalhadores na indústria para o país.
13:00 hs – almoço
14:00 hs – discussão dos elementos da plataforma política dos trabalhadores na indústria para o país.
16:00 hs – encerramento.

(Fonte: Solange do Espírito Santo – assessoria de imprensa da CNM/CUT)