MENU

Executivo-chefe da Air France nega estar em negociação com a Alstom

Publicado: 10 Junho, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O executivo-chefe da Air France KLM, Jean-Cyril Spinetta, negou hoje (10) a informação de que a companhia estaria em negociações com a Alstom, do ramo ferroviário, para a criação de uma joint venture. Ele, porém, não descartou que, no futuro, a companhia aérea venha a atuar como operadora ferroviária.

"Não trabalhamos com ela (Alstom) de forma alguma hoje", disse Spinetta. Mas, "como sabem, temos muitos problemas em rotas domésticas, algumas tendo sido canceladas, e para esses trechos o trem poderia ser uma opção para suprirmos a demanda", acrescentou.

Segundo o executivo, realmente há discussão sobre o que seria mais vantajoso para a Air France: ter vôos diretos para alguns destinos, ou operá-los com um trem rápido próprio.

Ele afirma que os partidários dessa proposta levantam, além da bandeira da economia de gastos, a ambiental, afirmando que o trem poderia poluir menos que os aviões nessas rotas. Ele lembra, porém, que no caso de trens de alta velocidade, quanto mais rápido ele anda, mais energia necessita, e isso diminuiria sua capacidade de redução nas emissões de carbono frente os aviões.

Fonte: Valor