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Expansão: ZF planeja instalar nova fábrica no Brasil

Publicado: 05 Outubro, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A fabricante de sistemas de suspensão e de direção de veículos ZF estuda a implantação de mais uma unidade de produção, que poderá ser no Paraná ou em Santa Catarina. A instalação deve acontecer entre 2009 e 2010, e o local dependerá das condições oferecidas por cada estado, em especial no estímulo ao desenvolvimento tecnológico, e também pela proximidade dos fornecedores de componentes e matérias-primas e dos clientes.

Empresa de origem alemã, a ZF possui 122 centros de produção em 26 países, e no Brasil tem cinco plantas de produção. Quatro delas estão no interior de São Paulo (Sorocaba, São Caetano do Sul, Araraquara e São Bernardo do Campo) e uma em Belo Horizonte.

Em Santa Catarina a ZF mantém como um dos grandes clientes a Busscar, e no Paraná estão a Volvo e a Volksvagen. Analistas do mercado consideram que a avaliação da empresa levará em conta outros aspectos, como os incentivos oferecidos pelos governos estaduais, tanto na área de tributos como em relação a programas de incentivo à inovação e uso de tecnologia, além da mão-de-obra capacitada e da logística adequada para o transporte dos insumos e matérias-primas. A unidade deve gerar entre 300 e 400 empregos diretos. No caso da ZF a maior parte dos insumos nacionais é adquirida no sul de Minas Gerais.

Neste ano a ZF está apresentando ao mercado da América do Sul as novidades tecnológicas da marca, que estarão ingressando no Brasil nos próximos cinco anos.

Entre os destaques está o sistema de transmissão automatizada. O sistema atua eletronicamente através de um microprocessador, o que otimiza os resultados, principalmente em caminhões.

Produtos dessa linha já são utilizados na Europa e Estados Unidos. No Brasil, ainda não há uma previsão de vendas, mas alguns produtos já estão em fase de testes na Volkswagen, na área de veículos comerciais. Um dos meios de divulgação é a fórmula Truck, que mostra as novidades da marca empregadas nos caminhões de corrida. Na Europa os produtos já são utilizados em caminhões da Iveco, além de veículos de passeio de marcas como Renault.

Thomas Schmidt, diretor de Operações da ZF do Brasil, comenta que a empresa investe 5% do faturamento anual em desenvolvimento de produtos.

Fonte: DCI

ZF