MENU

Fábrica da BMW em Araquari vai exportar 10 mil carros para os EUA

Publicado: 28 Abril, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A alta demanda pela nova geração do modelo BMW X1 nos Estados Unidos possibilitou que 300 novos empregos temporários fossem abertos na fábrica do BMW Group no Brasil. Em julho, a fábrica em Araquari começa a produção e o embarque de 10 mil carros. O modelo é produzido exclusivamente pela fábrica do BMW Group em Regensburg, no sul da Alemanha. Agora também para este projeto será produzido no Brasil.

Com estratégia inteligente, a unidade brasileira da montadora alemã aproveitou o senso de oportunidade para operacionalizar o projeto de exportação com o aval da matriz. “Teve um próprio processo de convencimento interno. Por Araquari ter todas as tecnologias necessárias – soldagem, carroceria, pintura e montagem e tem essa flexibilidade, está preparada para absorver essa demanda. Com isso, a gente consegue otimizar o uso da nossa capacidade de produção além de atestar a qualidade”, disse nesta quarta-feira, dia 27, em Joinville o vice-presidente sênior responsável pela fábrica do BMW Group em Araquari, Carsten Stöcker.

A capacidade de produção em Araquari é de 32 mil veículos por ano. Em 2015, foram produzidos 11 mil unidades. Hoje, parte dos 700 funcionários da fábrica estão no banco de horas. Este ano com o projeto de exportação do novo BMW X1 para os Estados Unidos, embora o grupo não tenha definido um target, a meta pessoal de Carsten Stöcker é produzir 30% a mais do que foi produzido no ano passado. “O modelo X1 representa 70% dessa produção”, reconheceu. Atualmente, como o Série 3 é o modelo mais vendido no Brasil, vai continuar com uma participação importante no volume.

O executivo espera que o mercado brasileiro reaja e haja uma melhora no cenário econômico. “Mais do que uma crise econômica, é uma crise política com reflexos na economia. Nós temos no Brasil uma base, temos condições favoráveis para o negócio, com uma equipe motivada, mas a crise tomou uma proporção que impactou todos os setores da economia”. Inclusive, o segmento automotivo premium vem caindo este ano, após sete anos de crescimento.

As unidades do BMW X1 XDrive 28i que serão produzidas em Santa Catarina  e exportadas para os EUA equipadas com motor de quatro cilindros, 2.8 litros, movido a gasolina.

A montadora investe em inovação, mobilidade elétrica e de condução autônoma. A marca já comercializou mais de 50 mil  carros elétricos BMW i em todo o mundo. O projeto iniciou há cinco anos.

(Fonte: Giovana Kindlein, EconomiaSC)