MENU

Fábrica da Honda em Manaus terá de conceder pausas de 60 minutos aos trabalhadores

Publicado: 21 Outubro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Em razão do forte calor registrado em Manaus (AM), a Honda terá de garantir aos funcionários de sua fábrica de motocicletas pausas diárias de 60 minutos, computados como jornada de trabalho.

Essa medida é resultado de um termo de ajustamento de conduta entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho que prevê ainda adequação dos postos de trabalho, mobiliário, bancadas e painéis, a fim de proporcionar condições de boa postura, visualização e operação aos 8 mil funcionários da unidade.

A empresa deverá adotar medidas de redução do calor, utilizar meios adequados para o deslocamento manual de cargas e não prorrogar a jornada em atividades insalubres. A implantação das pausas, segundo o ministério, será gradual. A partir de janeiro de 2015, haverá 40 minutos de repouso, evoluindo progressivamente até 60 minutos em janeiro de 2017.

"A Moto Honda, maior empresa do polo industrial de Manaus, ao instituir pausas de 60 minutos ao dia, adota medida exemplar quanto à proteção à saúde, postura que deve ser seguida por todas as montadoras de veículos do país", diz Sandro Eduardo Sardá, procurador do Trabalho.

(Fonte: Carplace)