MENU

Fabricante de trem-bala quer abrir unidade no Rio

Publicado: 04 Abril, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

O grupo francês Alstom, fabricante do novo trem-bala que quebrou na terça-feira o recorde mundial de velocidade sobre trilhos, informou estar muito interessado na abertura de uma unidade no Rio de Janeiro para fabricar os trens e metrôs previstos no projeto de ampliação da rede ferroviária do Estado.

'Confirmamos ao governador do Rio, Sérgio Cabral, nossas intenções de abrir a fábrica no Rio. Se obtivermos o contrato, investiremos na nova unidade', afirmou à BBC Brasil Philippe Mellier, presidente da Alstom Transportes, sem precisar, no entanto, os valores.

Segundo Mellier, a decisão da Alstom de criar a fábrica dependerá do volume de encomendas efetuadas pelo governo do Rio.

'O Rio de Janeiro está bastante interessado no desenvolvimento do transporte ferroviário do Estado e principalmente da capital, que tem grandes problemas de trânsito e necessita de mais metrôs', disse o presidente da Alstom.

Trem bala Rio-SP

A empresa francesa já forneceu os vagões do metrô do Rio.

'Estamos razoavelmente otimistas com a possibilidade de concluirmos um contrato para produzir no Rio os trens que serão integrados à rede ferroviária estadual', afirmou Mellier.

O governo do Rio prevê encomendar, por meio de licitação, 120 novos trens na segunda fase do Programa Estadual de Transportes. A primeira fase, que termina em junho, reformou 50 trens antigos e comprou 20 novos, fabricados pela Coréia do Sul.

Nessa segunda fase, os investimentos para a compra dos novos trens seriam da ordem de US$ 400 milhões, disse Sérgio Cabral à BBC Brasil.

O governador do Rio foi convidado para assistir ontem ao teste oficial de quebra do recorde do TGV (trem de grande velocidade) francês.

O TGV bateu o recorde mundial de velocidade sobre os trilhos, atingindo 574,8 km/h por hora. O recorde anterior era de 515,3 km/h e também havia sido batido na França, em 1990.

Na tarde desta quarta, o governador se reuniu com a direção da Alstom para discutir os eventuais investimentos da empresa no Estado. Na próxima semana, a direção do grupo francês irá ao Rio de Janeiro para continuar as negociações.

De acordo com Júlio Lopes, secretário de Transportes do Rio, que integra a comitiva do governador, o Estado tem planos de que a Alstom invista na reativação da fábrica ferroviária de Santa Matilde, em Três Rios, onde funciona o pólo ferroviário do Estado.

A Alstom também demonstra grande interesse na construção do trem de grande velocidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

O projeto já foi anunciado pelo governo federal no ano passado, mas por enquanto a decisão ainda não saiu do papel.

'Se houver uma licitação para o trem-bala entre São Paulo e Rio apresentaremos uma proposta para ganhar', disse o presidente da Alstom.

Nas propostas apresentadas no ano passado ao governo brasileiro para a construção do TGV, participaram uma empresa italiana e duas alemãs.

Mellier diz, no entanto, que esse projeto de TGV no Brasil deverá ter um custo bastante alto em razão do relevo montanhoso entre as duas capitais.

'Quando o trajeto é plano, os investimentos são menores. Tudo depende da topografia e da quantidade de túneis e pontes', diz ele.

Para o secretário de Transportes do Rio, o desejo de implantar esse sistema de grande velocidade é grande, apesar das 'enormes dificuldades', principalmente em relação ao custo.

Fonte: BBC