MENU

Fabricantes de rolamentos ampliam fábricas

Publicado: 19 Dezembro, 2005 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

As perspectivas de manutenção da demanda aquecida na indústria automotiva estimularam os fabricantes de rolamentos no Brasil a expandir a produção local. Timken, SKF e SNR ou estão com projetos de expansão em andamento ou acabaram de concluí-los.

Na Timken, entram em operação em janeiro de 2006, duas novas linhas importadas de unidades na Alemanha e na Inglaterra. Os equipamentos aumentarão sua capacidade em 15%, com o objetivo de atender o mercado interno. Em 2004, com o aumento da demanda interna e novos contratos para exportação, a empresa passou a operar em três turnos, 24 horas por dia. Nos últimos seis anos, a empresa ampliou sua capacidade em 70% no Brasil.

A SKF concluiu em setembro uma ampliação. A empresa investiu R$ 20 milhões para aumentar sua capacidade em 30% no segmento de rolamentos para câmbios de carros populares. A fábrica da companhia, em Cajamar (SP), passou por uma reforma. Todo o incremento será exportado para a unidade da empresa nos Estados Unidos. No próximo ano, a empresa também planeja dar início à produção de rolamentos para o setor industrial, hoje importados de filiais na Europa, Ásia e Estados Unidos. O objetivo é destinar, no mínimo, metade da produção para o mercado externo.

Empresa do grupo Renault, a SNR Rolamentos do Brasil - instalada há cinco anos, no Paraná - atingiu sua capacidade plena e prepara-se para ampliar em 40% esse potencial em 2006. Serão investidos R$ 4,5 milhões na ampliação, que incluirá a importação de equipamentos da França e compra de maquinário no Brasil. A fábrica brasileira produz 7 mil rolamentos por dia, em duas linhas de montagem. A nova linha deverá atingir seu limite no final de 2006.

Fonte
: Usinagem-Brasil

SKF