MENU

Faturamento da PSA Peugeot Citroën cai 25% no trimestre

Publicado: 28 Abril, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Como reflexo da queda na demanda por veículos em todos os mercados a PSA Peugeot Citroën anunciou que seu faturamento, nos três primeiros meses, caiu 25% na comparação com o mesmo período do ano passado, somando cerca de 11 bilhões de euros. Os resultados confirmam a projeção da empresa de que, em 2009, as vendas na Europa, seu principal mercado, serão 20% menores do que as de 2008. A divisão automobilística do grupo faturou 8,6 bilhões de euros no trimestre, 23% a menos do que em igual período do ano passado.

A Faurecia, sua empresa de autopeças, faturou 2 bilhões de euros, 38,1% a menos na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, decorrência da queda na produção de todas as fabricantes.

Também por conta das quedas o grupo estima que em 2009 suas atividades requeiram ? 4 bilhões para financiar, mas que os empréstimos concedidos pelo governo francês, cerca de 3 bilhões de euros, e pelo Banco Europeu de Investimento, 400 milhões de euros, cobrirão estas necessidades.

Ainda assim o grupo mantém a projeção de prejuízo para este ano, o que demandará novas medidas de contenção de custos, como o corte de estoques no segundo trimestre.

Na Europa Ocidental o grupo ampliou sua participação em alguns mercados importantes, como Alemanha e França, beneficiada por dispor de modelos menores cujos motores emitem menos gases poluentes. Apesar da queda nas vendas mundiais manteve em 13,8% sua fatia de mercado.

Na Rússia, enquanto o mercado total caiu cerca de 40%, suas vendas cresceram 26,6% ante o mesmo período do ano passado, duplicando a participação de mercado. E, mesmo com a queda de 11% nas vendas na América Latina, o grupo manteve participação de mercado em 5,6%.

Na China, embora o mercado tenha apresentado alta, suas vendas da caíram 3,5% no trimestre.

O plano de contenção de custos está mantido, o que provocou corte da produção, em 39%, ante o mesmo trimestre de 2008, reduzindo os estoques para 219 mil unidades.

Fonte: Autodata