MENU

FEM/CUT entrega pauta da Campanha Salarial às bancadas patronais

Este ano a Campanha Salarial da categoria está diferente, como quase tudo no mundo em 2020, ela segue o “novo normal”. Presidente e Conselho da Executiva da Direção do Sindicato são eleitos com 97,7% dos votos válidos no segundo turno da eleição do SMABC

Publicado: 26 Junho, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
FEM/CUT entrega pauta da Campanha Salarial às bancadas patronaisFEM/CUT entrega pauta da Campanha Salarial às bancadas patronais
Moisés Selerges

Assim, para seguir as normas do isolamento social necessário à prevenção do coronavírus, as entregas das pautas aos sindicatos patronais também estão sendo feitas de forma virtual.

Entre quarta e quinta-feira, representantes da FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT) entregaram o documento com as reivindicações da categoria para todas as bancadas patronais, exceto o Sindicel, com o qual foi preciso reagendar reunião para hoje à tarde.

O diretor administrativo do Sindicato, Moisés Selerges, destacou que os representantes dos metalúrgicos reconhecem o momento difícil pelo qual as empresas estão passando, mas que esperam bom senso dos empresários para que os trabalhadores não paguem a conta da crise com seus empregos. Por isso a Campanha está focada na manutenção dos postos de trabalho e preservação da saúde.

“Esperamos que neste processo de negociação que se inicia com a entrega da pauta, os empresários lembrem que o trabalhador não pode ser o alvo da redução de despesas. Reconhecemos o momento de crise, mas as empresas precisam saber que o maior patrimônio delas não são as máquinas ou uma prensa alemã e sim a peãozada. E o maior patrimônio do trabalhador é seu emprego”, afirmou o dirigente. 

O dirigente contou ainda que boa parte dos grupos reclamou da dificuldade de acesso ao crédito anunciado pelo governo. “O governo colocou dinheiro nos bancos e os bancos seguram o crédito. Os sindicatos patronais deviam fazer fila para ir cobrar do governo essa liberação”.

Eixos da Campanha 2020

Este ano, os eixos estão focados na exigência de melhores condições de saúde e segurança e garantia de emprego. O tema é “Companheir@s! Tamo junto pela vida, emprego e renda”. Os eixos são: por melhores condições de saúde e segurança; por melhores condições sanitárias e de higiene; aumento salarial; pela manutenção de todos os direitos; pela nacionalização de componentes, máquinas e equipamentos. Outro eixo é a defesa urgente de um projeto de reindustrialização do país.

Confira quais são as bancadas patronais que negociam com a FEM/CUT

• Sindicel

• Grupo 8.2 (Sicetel e Siescomet)

• Grupo 8.3 (Sinafer, Simefre e Siamfesp)

• Sindratar

• Grupo 2 (Sindimaq e Sinaees)

• Grupo 3 (Sindipeças, Sindiforja e Sinpa)

• Fundição

• Grupo 10 (Fiesp e outros)

• Estamparia

*Matéria publicada no site do SMABC

 

Presidente e Conselho da Executiva da Direção do Sindicato são eleitos com 97,7% dos votos válidos

Na manhã desta sexta-feira (26) foi realizada a apuração do 2° turno das Eleições do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que elegeu o presidente, o conselho da executiva e o conselho fiscal. Com 97,7% dos votos válidos a chapa 1 foi eleita. A direção dos Metalúrgicos do ABC agradece a participação de todos e todas.

Veja o momento do anúncio do resultado no vídeo abaixo: