MENU

Fiat Automóveis fecha contrato com fornecedores chineses

Publicado: 10 Setembro, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Fiat Automóveis assinou contrato com fornecedores na China para importação de diversos tipos de componentes para serem utilizados em todos os seus modelos produzidos no Brasil e na Argentina. As negociações foram realizadas na semana por um grupo de funcionários do setor de compras da montadora sediada em Betim, MG.

Ficou acertado o fornecimento de direção hidráulica, cabos de freio de mão, lanternas e peças do conjunto de suspensão dianteira. Não foi revelado o valor das compras mas trata de enorme quantidade, pois a montadora produz mais de 700 mil veículos por ano Brasil. Anteriormente a empresa havia anunciado compras de rodas de alumino e de aço. Os fornecedores já embarcaram grandes lotes de autopeças para testes com os veículos brasileiros.

Segundo fonte da Fiat a montadora pretende realizar aquisições de outras autopeças, caso os componentes chineses sejam aprovados em operação no País. As novas compras, porém, estariam condicionadas à aquisição, por parte dos chineses, de equipamentos brasileiros, sobretudo motores e câmbio.

De acordo com a mesma fonte o Grupo Fiat cancelou uma joint venture que firmava com uma estatal chinesa para produzir veículos da marca na China. Segundo o executivo, a associação se revelou impossível diante das dificuldades apresentadas pelo governo chinês. Procurada, a assessoria da Fiat informou que os negócios internacionais são conduzidos diretamente pela matriz italiana e não dispõe de informações a respeito do tema.

Fonte: Autodata