MENU

Fim da greve: Metalúrgicos da ZF Sorocaba voltam a negociar com a empresa

Publicado: 08 Fevereiro, 2006 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Após dois dias de greve, os três mil trabalhadores da ZF Brasil e Sistemas de Sorocaba, interior de São Paulo, voltam ao trabalho em suas unidades. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, filiado a CNM/CUT, conquistou ontem a reabertura do processo de negociação e o comprometimento da empresa em definir um acordo, até 31 de março, em resposta a pauta de reivindicações da categoria.

A entidade reivindica a não ampliação do horário de trabalho nos turnos livres aos sábados - segundo turno - e domingos - terceiro turno; e o complemento previsto para os meses de abril e setembro de 2005 à grade salarial. Além disso, rejeita as novas medidas do convênio médico, com limite de quatro consultas por ano a toda família - para demais consultas e exames seria cobrado 20% do valor da consulta normal; e convênios em farmácias da região, onde trabalhadores são obrigados a pedir apenas pelas centrais telefônicas, resultando em uma demora de até 12 horas à entrega do medicamento.

'Agora vamos acelerar as negociações e manter os trabalhadores mobilizados. Qualquer falta de comprometimento em atender as reivindicações, vamos retornar às paralisações', afirma Izidio de Brito Correia, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba.

A CNM/CUT participa na próxima sexta-feira, dia 10, do encontro nacional dos trabalhadores da ZF/Sachs para discutir esta questão. 'Os problemas são comuns a todas as unidades - Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara (SP) e Belo Horizonte (MG)', afirma Valter Sanches, secretário de organização da entidade. A CNM/CUT ainda vai solicitar o apoio e a intervenção dos companheiros do IGMetall (Sindicato dos Metalúrgicos da Alemanha) junto à direção da empresa.

ZF