MENU

Flávio Bolsonaro poderá ser investigado pelo Conselho de Ética do Senado

Publicado: 23 Janeiro, 2019 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

 As denúncias e suspeitas quanto à ligação do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) com a arrecadação ilícita e com o crime organizado podem trazer implicações imediatas ao filho do presidente, Jair Bolsonaro, segundo avalia o professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP) Aldo Fornazieri. Em entrevista ao jornalista Glauco Faria, da Rádio Brasil Atual, ele afirma que a oposição tentará levá-lo ao Conselho de Ética do Senado. "As explicações que ele deu são pouco, ou nada, convincentes."

Nesta terça-feira (22), uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro para prender milicianos – acusados de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco – apontou dois militares suspeitos de chefiar uma organização criminosa. Ambos já foram homenageados pelo então deputado Flávio Bolsonaro, sendo que parentes de um deles atuaram durante anos em seu gabinete e repassaram dinheiro para as contas de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio, investigado por movimentações atípicas durante o mandato.

"Flávio pode ser investigado, evidentemente, e se ele mentiu nas explicações que ele deu tanto em relação à transferência de dinheiro para as contas dele e sobre essas questões ligadas com a milícia, se ele mentiu depois da diplomação dele, ele pode ser levado ao Conselho Ética do Senado e, eventualmente, perder o mandato", ressalta o professor.

Com 23 dias no poder, o governo Bolsonaro já enfrenta uma crise precoce, alicerçada nas suspeitas contra Flávio – o que, na análise de Fornazieri, enfraquece o governo e seus apoiadores no embate ideológico travado a partir de "questões morais" e atinge não apenas o presidente, mas também o ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Para o professor, se a situação do senador eleito se agravar, haverá apenas uma saída de contenção: "Seria eventualmente uma renúncia (ao mandato) do Flávio Bolsonaro".

(Fonte: Rede Brasil Atual)