MENU

Ford alcança a produção de 2,5 milhões de carros em Camaçari (BA)

Publicado: 28 Outubro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Ford comemorou a fabricação do carro número 2,5 milhões na fábrica baiana de Camaçari, na Bahia. O modelo que marcou o volume foi o Novo Ka 1.0. O complexo industrial foi inaugurado há 13 anos como a primeira planta de veículos a se instalar na região Nordeste do Brasil. Hoje são feitos ali o utilitário esportivo EcoSport, o hatchback Novo Ka e o sedã Novo Ka+.

A unidade industrial tem capacidade para fazer 300 mil carros por ano e abriga ainda uma fábrica de motores desde o início deste ano, que faz o propulsor 1.0 12 V TiVCT Flex e foi construída com investimento de R$ 400 milhões. Fica ali também o centro de design e engenharia da companhia na América do Sul. Ao longo de sua história, a unidade foi responsável pela montagem do Fiesta RoCam, que teve 1,5 milhão de unidades produzidas. A planta opera em três turno no conceito de consórcio modular, em que os fornecedores entregam componentes e sistemas diretamente na linha de montagem, e é responsável pela geração de 9,5 mil empregos diretos.

A Ford destaca que investe na adoção de uma série de práticas de preservação ambiental em sua fábrica baiana. A cabine de pintura usa tintas à base de água e a planta conta com tratamento para reaproveitamento de água de esgoto e prédios projetados para economia de energia. O complexo abriga um centro de educação ambiental e um viveiro capaz de produzir 5 mil mudas por mês.

(Fonte: Automotive Business)