MENU

Ford de Taubaté fará em breve o novo 1.5 de três cilindros

Publicado: 27 Novembro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A fábrica de motores e transmissões da Ford em Taubaté, no interior de São Paulo, passará a produzir no começo de 2018 o novo motor 1.5 de três cilindros. Chamado 1.5 TiVCT, ele já equipa parte da linha EcoSport desde o lançamento do modelo 2018, mas por enquanto é importado da Índia.

Fontes confirmam que a nacionalização do novo propulsor flex, que produz até 137 cavalos com etanol, terá início em pouco tempo. O motor já está em processo de homologação. “Ele será todo feito em Taubaté”, afirma o engenheiro-chefe da Ford, Volker Heumann, referindo-se a bloco, cabeçote, virabrequim e bielas. 

A fábrica de Taubaté já fornece componentes do motor de três cilindros 1.0 que equipa a linha Ka, mas neste caso apenas virabrequim e bielas. O bloco e o cabeçote são feitos na unidade de Camaçari. A fábrica de Taubaté também produz os motores Sigma, de quatro cilindros, que permanecerão em linha por algum tempo.

Heumann recorda que o primeiro carro a receber o motor nacionalizado será o próprio EcoSport. É provável que o próximo seja o Fiesta.

(Fonte: Automotive Business)