MENU

Sorocaba (SP): Frei Betto lança três livros na próxima terça-feira (27) no Sindicato

Publicado: 22 Junho, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

 

Crédito: Divulgação
- -
 

A convite do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, o frade dominicano e escritor Frei Betto, vem a Sorocaba lançar três livros, no próximo dia 27, às 19h, com entrada gratuita.

As obras são: “Ofício de escrever (Rocco)”, “Parábolas de Jesus – Ética e valores universais (Vozes)” e “O Budista e o Cristão (Fontanar)”, este último livro em parceria com o jornalista Heródoto Barbeiro.

Durante o lançamento no Sindicato Frei Betto trará também outras obras de sua autoria para a venda no local.

Com longa carreira literária o frade e escritor já tem 62 obras editadas no Brasil e no exterior, contando com os lançamentos. Além de mais 46 livros em coautoria.

Em setembro de 2015, Frei Betto esteve no Sindicato, durante o ciclo de formação da entidade, para promover a palestra "Crise da modernidade: cidadão x consumista".

Um dos novos livros, “Ofício de escrever” é uma coletânea de artigos que refletem sua paixão pela escrita e pela literatura. Ainda assim, ele abre suas crônicas com uma pergunta que o persegue desde sempre: “Por que escrevo?”. Ao longo da leitura dessa nova obra, Frei Betto leva o leitor a uma viagem pela literatura como linguagem e instrumento de resistência.

Frei Betto não se limita a discorrer sobre seus próprios hábitos e segredos de escritor. Ele destaca também a técnica de autores fundadores, como Shakespeare e Cervantes, e singulares como Tomasi di Lampedusa, Saint-Exupéry e T.S. Eliot. Merece destaque o carinho com que aborda a obra de dois grandes escritores – mineiros, como ele – Bartolomeu Campos de Queirós e Adélia Prado. Esta última, capaz de arrebatamentos místicos comparáveis aos de Santa Teresa de Ávila ou Soror Juana Inés de la Cruz.

Muito mais do que um ofício, a escrita é destacada aqui como a mais sagrada das artes, uma espécie de missão. Por isso mesmo, representa um instrumento de resistência. Para Frei Betto, uma das forças da literatura sob ditaduras é traduzir o sofrimento das vítimas e dialogar com elas. Dar voz a quem foi silenciado, como muitos escritores vítimas de repressão, como o apóstolo Paulo, Dante, Galileu e Dostoievski.

Mais duas obras
Em Parábolas de Jesus – Ética e valores universais, Frei Betto traz as parábolas do Evangelho como minicontos enigmáticos, próprios da sabedoria oriental. Após exaustiva pesquisa, desvenda, no livro, a riqueza que elas encerram. Não se trata de um livro de teologia ou destinado apenas a quem tem fé cristã. Em linguagem acessível aos leigos, a obra contextualiza, nos dias de hoje, as parábolas narradas por Jesus e recolhidas por seus discípulos das comunidades cristãs primitivas.

Já na obra Budista e o Cristão (Fontanar), Frei Betto em parceria com o jornalista e historiador Heródoto Barbeiro, discutem as trajetórias de Sidarta Gautama, o Buda e Jesus.

Buda nasceu meio século antes do nascimento de Jesus Cristo. Morreu tranquilamente aos oitenta anos, dos quais boa parte viveu bem longe do luxo no qual nasceu, em um castelo no norte da Índia. Jesus, filho de um carpinteiro, passou a vida na Palestina e morreu jovem, tragicamente, pregado a uma cruz, depois de ser perseguido e torturado. Apesar das diferenças que marcam um e outro e delimitam as religiões criadas em seus nomes, ambos pregaram o amor, a compaixão e o desapego.

O primeiro evento de lançamento ocorreu em São Paulo, no Itaú Cultural, no dia 27 de maio, o segundo será realizado, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, dia 5 de junho, a partir de 19 h, no Leblon. Já em Belo Horizonte, o escritor lançará suas obras no dia 15 de junho.

SERVIÇO
Lançamento de três obras de Frei Betto
Data: 27 de junho, às 19h
Entrada gratuita
Local: No SMetal, que fica na rua Julio Hanser, 140, Lageado (próx. à rodoviária)
Obras: “Ofício de escrever (Rocco)” , “Parábolas de Jesus – Ética e valores universais (Vozes)” e “O Budista e o Cristão (Fontanar)”, este último em parceria com o jornalista Heródoto Barbeiro.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)