MENU

Funcionários da Airbus convocam greve parcial para terça-feira

Publicado: 01 Março, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Os funcionários franceses do construtor europeu de aviões Airbus farão uma manifestação na próxima terça-feira e respeitarão meia jornada de greve em protesto contra um drástico plano de reestruturação, que implicará na demissão de 10 mil pessoas.

Em sua tentativa de reduzir perdas e racionalizar a produtividade, a companhia européia anunciou na quarta-feira que suprimirá 4,3 mil postos de trabalho apenas na França; 3,7 mil na Alemanha; 400 na Espanha; e 1,6 mil na Grã-Bretanha nos próximos quatro anos.

No total, a Airbus emprega 56 mil pessoas, sendo 22 mil delas na França e 21 mil na Alemanha.

Este dia de protesto conta com a aprovação dos principais sindicatos franceses, que convidaram os políticos e cidadãos a se unirem à ação dos funcionários da Airbus.

França: Socialista pedirá suspensão de plano da Airbus se for presidente

A candidata socialista à Presidência francesa, Ségolène Royal, disse hoje que pedirá a suspensão do plano de reestruturação 'Power 8' do fabricante aeronáutico europeu Airbus caso vença as eleições de abril e maio.

Perguntada na televisão 'i-Tele' sobre quais seriam sua decisões a respeito da Airbus caso seja a próxima presidente da França, Royal disse que revisão a proposta.

'Reviso toda a gestão da empresa, peço uma suspensão (do plano de reestruturação) e trabalho para que haja uma convergência e um acordo com (a chanceler alemã) Angela Merkel', disse.

Royal disse que abordará o assunto da Airbus com Merkel durante o encontro com a chanceler alemã durante uma visita a Berlim, em 6 de março.

'Acredito que o Estado deva revisar a fundo, mas com base em um projeto industrial franco-alemão sólido', acrescentou Royal.

O Estado francês possui 15% da casa matriz da Airbus, o grupo EADS.

Royal fez estas declarações no mesmo dia em que a direção da empresa divulgou seu plano de reestruturação para reduzir custos e que, segundo declarações à imprensa, incluirá o corte de trabalhadores e cessões industriais.

Há dois dias, o candidato conservador ao Palácio do Eliseu e atual ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, mostrou-se a favor de que a atual crise da Airbus seja analisada de um ponto de vista do interesse empresarial, e não em termos dos Governos.

Sarkozy mostrou-se insatisfeito com o fato de que a governabilidade do EADS seja observada 'simplesmente em termos franco-alemães'.

'É preciso que os acionistas da Airbus estejam preparados para colocar dinheiro e favorecer o desenvolvimento da empresa', segundo o candidato.

Trabalhadores e sindicatos mobilizados contra plano da Airbus

Conhecido o plano de restruturação da Airbus, o debate está agora totalmente centrado no plano social. Trabalhadores e sindicatos estão em pé de guerra com a supressão anunciada de 10 mil empregos e a venda total ou parcial de seis fábricas.

Junto à unidade alemã de Varel - que deverá ser vendida - o presidente da Câmara local
diz que 'a informação de que dispõem precisa de ser analizada; isso será feito pelo concelho de trabalhadores e estão a planear manifestações'.

As consequências do plano Power 8 são hoje o ponto central de uma reunião entre o comitê empresarial da Airbus e o IG Metall, principal sindicato metalúrgico alemão.

Na França, os assalariados da construtora aeronáutica européia organizam, na próxima terça-feira, uma manifestação nacional e observarão meio dia de greve em todas as fábricas.

Apesar de menos afetados pela restruturação, os trabalhadores espanhóis vão, como explica um sindicalista junto à unidade de Getafe, 'participar em protestos, que terão lugar por volta do dia 20 de Março, a nível Europeu'.

A mobilização de sindicatos e trabalhadores preocupa o presidente da Airbus que, ontem, apelou ao diálogo.

Louis Gallois diz ter a certeza 'que todos sabem que uma longa greve vai penalizar, não a direcção, mas a totalidade da Airbus, porque é a relação com os clientes que está em causa'.

O comissário europeu para os Transportes, Jacques Barrot, e o primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, anunciaram esta manhã medidas económicas destinadas a contribuir para a recuperação da Airbus.

Fontes: Diário do Grande ABC, Agência EFE e Euronews