MENU

GM do ABC celebra 84 anos e 6 milhões de carros

Publicado: 22 Agosto, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O complexo industrial da General Motors em São Caetano do Sul (SP) comemora neste mês de agosto 84 anos de atividades e a marca de 6 milhões de veículos produzidos. Segundo a fabricante, um Chevrolet Cobalt atingiu o sexto milhão de unidades.

A fábrica fica em um terreno de 290,5 mil metros quadrados e tem capacidade produtiva superior a 50 carros por hora. Começou a operar nos anos 1930 montando alguns poucos furgões por semana e de forma quase artesanal.

A implantação da GM no Brasil estava ligada à estratégia da companhia americana, de aproveitar as oportunidades que surgiam no exterior. O primeiro carro de passeio realmente produzido em São Caetano do Sul foi um Opala 1968.

A unidade de São Caetano do Sul passou por diversas expansões para poder acompanhar a modernização da linha Chevrolet no Brasil. Monza, Vectra e Omega também foram feitos nessa fábrica. Hoje são feitos fabricados ali os modelos Agile, Cruze hatch e sedã, Spin, Montana e Cobalt.

A General Motors tem hoje cinco fábricas no país, sendo três destinadas à montagem de veículos. Gravataí (RS, inaugurada em 2000) atingiu no mês passado 2,5 milhões de carros produzidos. Da planta de São José dos Campos (SP, datada de 1959) saíram até então pouco mais de 5,6 milhões de unidades.

Outras duas fábricas da companhia estão em Joinville (SC, para motores) e Mogi das Cruzes (SP, para itens de aço estampado de veículos novos e reposição).

(Fonte: Automotive Business)