MENU

GM pode ampliar fábrica de motores em Santa Catarina

Publicado: 05 Dezembro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Logo após negociar com o sindicato a produção de motores diesel para a picape S10 em São José dos Campos, a General Motors deve anunciar em breve a expansão de sua fábrica de motores em Joinville (SC), segundo noticiou o jornal Diário Catarinense na quinta-feira, 1º. A GM não confirma o investimento, que de acordo com a publicação alcançaria R$ 1 bilhão, para mais que dobrar a capacidade da planta para 280 mil unidades/ano – o potencial atual é de 120 mil motores e 200 mil cabeçotes/ano.

O jornal obteve as informações do prefeito de Joinville, Udo Döhler, que na quarta-feira, 30, recebeu a visita de Marcos Munhoz, vice-presidente da GM Brasil. Segundo Döhler, o executivo teria já mostrado o projeto da nova planta, dentro do mesmo terreno onde a fábrica já opera, e já iniciou as negociações para incluir a nova área construída na isenção de IPTU e ISS por 15 anos que foi concedida pelo município ao empreendimento. O prefeito afirmou que todos os licenciamentos para as obras devem ficar prontos ainda neste mês de dezembro, para que a ampliação já seja iniciada em janeiro próximo.

A fábrica de motores da GM em Joinville foi inaugurada em 2013 e completará quatro anos de operações no fim de fevereiro de 2017. O investimento inicial, anunciado pela empresa em 2012, foi de R$ 350 milhões para construir a unidade de 500 mil metros quadrados. A planta já produziu em torno de 300 mil motores desde a inauguração e atingiu sua capacidade plena em 2015, com 121,3 mil unidades fabricadas.

(Fonte: Automotive Business)