MENU

GM suspende atividades na Venezuela após confisco de fábrica e bens

Publicado: 20 Abril, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A General Motors (GM) informou nesta quarta-feira que está suspendendo suas operações na Venezuela depois que seus bens no país foram confiscados por autoridades públicas, de acordo com relatos da mídia venezuelana.

A chamada Força Pública venezuelana tomou a fábrica de Valencia, assim como outros bens, bloqueando inclusive contas bancárias da empresa, o que pode comprometer o pagamento de salários.

"A fábrica da GMV foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais, além de outros ativos da companhia, como veículos, terem sido retirados ilegalmente de suas instalações", disse a GM venezuelana em um comunicado.

Em declaração por e-mail, a GM informou que continuará a fornecer serviço pós-venda e peças para seus clientes através de seus revendedores.

Segundo o jornal venezuelano “El Universal”, na origem do confisco está um litígio da montadora com um ex-concessionário de Maracaibo, iniciado no ano 2000. O representante foi excluído da rede pela GM, que alegou problemas de eficiência, e então entrou na Justiça pedindo 476 bilhões de bolívares como reparação, algo como US$ 47 bilhões no câmbio oficial.

Segundo a nota da GM, o valor “excede qualquer lógica e inviabiliza as operações na Venezuela de forma permanente”.

A montadora informou ainda que está tomando as medidas legais ao seu alcance para proteger seus bens e os direitos de seus trabalhadores.

(Fonte: Valor)