MENU

Governo reduz imposto de carros híbridos

Publicado: 19 Setembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), aprovou a redução do Imposto de Importação para carros híbridos. A alíquota baixará dos atuais 35% para percentuais que vão de 0% a 5%.

A alíquota mais alta será aplicada no veículo que entrar no Brasil totalmente montado. Se o fabricante trouxer o carro desmontado, poderá ter o imposto reduzido, dependendo da quantidade de itens e de mão de obra que agregar no Brasil. O imposto também vai variar de acordo com a eficiência energética. Ou seja, de acordo com a economia que cada modelo alcançar por quilômetro rodado.

A resolução é uma vitória, sobretudo, da Toyota, que há meses tentava convencer o governo a dar o benefício para veículos como o Prius, o primeiro híbrido do mundo, vendido há anos na Europa e Estados Unidos.

O Prius custa hoje mais de RS$ 120 mil no Brasil. A Toyota ainda não definiu os novos preços. A Ford também possui um Focus híbrido.

O híbrido é o veículo que tem dois motores - um elétrico e outro a combustão, que se encarrega de abastecer o elétrico. Quando o veículo atinge baixa velocidade, o motor elétrico entra em ação.

Ficou fora da resolução publicada pela Camex o carro 100% elétrico, que precisa ser abastecido em tomadas. Sobretudo o grupo Renault-Nissan brigava para a redução de imposto também para esse tipo de veículo. Mas, segundo os dirigentes do setor, o governo mostrou preocupação com a infraestrutura necessária para o abastecimento desse tipo de carro.

(Fonte: Valor Econômico)