MENU

Governo testa base aliada nesta quarta em votação da reforma trabalhista na Câmara

Publicado: 26 Abril, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A reforma trabalhista está pronta para ir ao plenário na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (26) e será o termômetro da base governista de Michel Temer.

Teoricamente, ele tem a maioria. Mas a dificuldade de apoio para as reformas mostra, claramente, que a realidade é diferente.

O presidente articulou pessoalmente este apoio. Recebeu governistas, líderes no Palácio do Planalto e levou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para mostrar a necessidade das reformas. E agora deu o ultimato: o deputado que votar contra a reforma está a caminho da oposição e perde as benesses de Governo.
As mudanças que serão votadas hoje atingem 100 pontos da CLT e tem como base a redefinição de que o negociado vale acima do legislado. Divisão de férias, carga horária diária, banco de horas trabalhado, trabalho remoto e registro de ponto são os itens possíveis de negociação.

As regras são importantes, mas o resultado será por maioria de votos em plenário, diferente da reforma da Previdência, que será por PEC e precisa de 308 votos favoráveis.

O Governo sabe que não tem ainda estes votos para a nova Previdência e, por isso, vai em busca de apoio de governadores e prefeitos, além de tentativa de convencimento que envolve até ministros. Estes sairão dos seus cargos para reorganizar a base no Congresso.

O painel da reforma trabalhista será a base do Governo para a reforma da Previdência.

(Fonte: Jovem Pan)