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Greenpeace cobra GM por motores defasados

Publicado: 26 Agosto, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Ativistas do Greenpeace realizaram na manhã da terça-feira (26) manifestação em frente da sede da General Motors, em São Caetano do Sul (SP), para cobrar a melhoria da eficiência energética dos motores produzidos pela montadora. Atualmente, a GM é a única fabricante de veículos do País a não participar do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

Com as mensagens “Bem-vindo ao passado” e “Carro moderno é carro eficiente” e motores deixados na frente da fábrica, os ativistas ironizaram o fato de a Chevrolet ainda estar no passado quando o tema é eficiência. “A Chevrolet ouviu nossa demanda, mas não nos escutou de fato. Enquanto isso prosseguir, continuaremos pressionando a empresa para que ela se comprometa com os consumidores brasileiros e com o meio ambiente”, afirma em comunicado Iran Magno, coordenador da campanha de clima e energia do Greenpeace.

Em abril deste ano, a ONG lançou um desafio para as três maiores montadoras de veículos do País, entre elas a General Motors. Com base no estudo “Eficiência Energética e Emissões de Gases de Efeito Estufa”, feito pelo Greenpeace em parceria com a Coppe/UFRJ, a ONG pede para que a indústria automobilística brasileira se comprometa até 2021 em atingir as mesmas metas de eficiência energética seguidas pela União Europeia.

Na prática, segundo o Greenpeace, isso significaria aumentar em pelo menos 41% a eficiência dos veículos brasileiros, tendo como base o ano de 2011. “Se os carros produzidos aqui tivessem tecnologia mais moderna, consumiriam menos combustível – economia equivalente a R$ 287 bilhões até 2030 – e também significaria que, em 2030, o Brasil teria emissões mais baixas que as de hoje, mesmo se a frota de veículos do País dobrasse, como é estimado”, aponta o estudo.

O Greenpeace chegou a entregar em abril uma carta para o presidente da GM do Brasil, Santiago Chamorro, pedindo melhorias nos motores. Mas a resposta, segundo Magno, foi evasiva. “Diante do pedido de modernização, a Chevrolet levou um mês para enviar uma resposta ao Greenpeace, mas foi como se não tivesse respondido. Na carta, a empresa mencionava acreditar já fazer sua parte e listava uma série de processos que adota em sua cadeia produtiva para mitigar impactos ambientais. No entanto, não havia nenhuma linha sobre como a empresa pretende melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo de combustível dos veículos que saem de sua fábrica.”

O coordenador da campanha diz que, por falta de um posicionamento, a ONG decidiu se manifestar. “Decidimos vir até a Chevrolet para relembrá-la de que é hora de se modernizar e de investir na eficiência de seus veículos e deixar claro que não vamos aceitar falta de diálogo e de compromisso por parte da empresa.” 

(Fonte: Automotive Business)