MENU

Grupo alemão AKG fará sistemas de arrefecimento em Lorena (SP)

Publicado: 23 Julho, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O grupo alemão AKG vai instalar uma fábrica de radiadores e sistemas de arrefecimento em Lorena (SP), cidade a 190 quilômetros da capital do Estado. A unidade ficará em um terreno de 50 mil metros quadrados, com 5 mil m² de área construída num primeiro momento, será a primeira da América Latina e a 14º em todo o mundo..

“Vamos fornecer itens para máquinas de construção e agrícolas, compressores e geradores”, afirma o diretor da futura filial brasileira, Tobias Shaefer. “Em médio/longo prazo, vamos dobrar a área construída”, diz, sem revelar projeções sobre vendas nem o investimento em Lorena.

O projeto prevê a geração de até 150 empregos nos próximos cinco anos e está sendo assessorado pela Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Atendemos a AKG por intermédio da prefeitura de Lorena. Estamos apoiando a empresa nas questões ambientais e no contato com a Desenvolve SP”, diz o presidente da Investe SP, Luciano Almeida. A decisão de investir na América do Sul faz parte do projeto de expansão global da AKG e de sua estratégia de produzir para a própria região.

Segundo o presidente da companhia, Hartwig Pietzcker, o Brasil é a localização ideal para a primeira fábrica da AKG no Hemisfério Sul. A necessidade de conteúdo nacional para baratear os produtos também influenciou a decisão. A empresa vai fabricar e vender trocadores de calor feitos de alumínio e sistemas de arrefecimento com peças complementares tais como defletores, carcaças, grades de proteção, ventiladores, hélices e motores elétricos e hidráulicos.

“Lorena está no Estado com a melhor infraestrutura e próxima a um grande número de nossos clientes”, diz Schaefer, citando a Liebherr, de Guaratinguetá. “Também temos clientes na Grande São Paulo e em Sorocaba”, recorda. O município de Lorena fica no Vale do Paraíba e está próximo à Rodovia Presidente Dutra.

A intenção da AKG é que a futura fábrica opere como unidade autônoma para atender os mercados brasileiro e sul-americano. No momento, um galpão industrial com cerca de 600 m2 será usado como base para a instalação inicial da empresa, que atenderá as necessidades dos clientes a curto prazo.

O Grupo alemão AKG é dirigido pela holding Verwaltungsgesellschaft. Emprega 2,5 mil pessoas em todo o mundo e tem 13 unidades de negócio, sendo cinco na Alemanha, duas nos Estados Unidos. China, França, Grã-Bretanha, Índia, Letônia e Turquia têm uma unidade cada.

A empresa tem também nove centros de distribuição localizados na Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Índia, Japão, Grã-Bretanha e Turquia. As fábricas produzem 2,5 milhões de trocadores de calor por ano de 2,5 mil tipos diferentes.

Os produtos são utilizados na indústria automobilística, em compressores, em itens de engenharia mecânica e para instalações de processamento, trens, máquinas para construção, máquinas agrícolas e florestais, motores, eletrônica e eletrodomésticos, entre outros.

(Fonte: Automotive Business)