MENU

Fiscalização do MTE resgata 17 trabalhadores em situação de trabalho análago à escravidão

Publicado: 29 Setembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego resgatou 17 trabalhadores em situação de trabalho análogo a escravo em duas fazendas localizadas nas cidades de Viçosa do Ceará e Granja, no Ceará. A ação foi feita em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os resgatados desenvolviam atividades relacionadas à extração do pó da carnaúba. Eles estavam instalados em alojamentos precários, em péssimas condições. Os alojamentos não tinham conforto e higiene. Em uma das fazendas, os trabalhadores só ocupavam o alpendre de uma casa abandonada e, na outra, havia trabalhadores dormindo ao relento debaixo de árvores. Não havia, ainda, disponibilização de instalações sanitárias e elétricas, e os alimentos eram armazenados de maneira inadequada, dentre outras irregularidades.

A operação é um desdobramento de ações já realizadas no final do ano passado e que tem por finalidade buscar a regularização do uso da mão de obra na cadeia produtiva advinda da extração do pó da palha da carnaúba, que tem, em sua etapa final, produto economicamente viável e de extrema importância na balança comercial no Estado do Ceará.

A ação fiscal teve início no último dia 17 de setembro. Foram pagas as verbas rescisórias devidas aos trabalhadores, o que resultou em valores superiores a R$ 30 mil – e a emissão dos autos de infração. Todos os trabalhadores resgatados receberão três parcelas de seguro-desemprego especial em razão das condições a que estavam submetidos, independente do tempo em que estavam trabalhando nas propriedades.

(Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego)