MENU

Honda inaugura primeiro parque eólico do setor

Publicado: 27 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Cada vez mais presente nos debates cotidianos, o tema energia limpa ganha um belo reforço. Nesta semana, a Honda Energy do Brasil, empresa do grupo Honda, inaugurou no município de Xangri-Lá (RS), o primeiro parque eólico da marca e do setor automotivo no mundo.

Desde que a construção do parque foi iniciada, em outubro de 2013, foram investidos mais de R$ 100 milhões para a implementação total do projeto. A partir de agora, a unidade produzirá energia suficiente para atender toda a demanda de energia elétrica da fábrica da Honda em Sumaré, interior de São Paulo, que tem capacidade produtiva anual de 120 mil carros.

O parque eólico que acaba de entrar em operação possui nove aerogeradores de 3MW cada, com capacidade total de 27MW, que devem gerar 95.000 MW/ano – o equivalente ao consumo de energia de cidades com aproximadamente 35 mil habitantes. Assim, com o pleno funcionamento do parque, a empresa deixará de emitir 2,2 mil toneladas do CO2 por ano, o que representa aproximadamente 30% do total gerado pela fábrica de automóveis.

Para o presidente da Honda Energy, Eigi Miyakuchi, a escolha do Brasil para sediar o primeiro parque eólico da empresa no mundo reafirma a aposta que a Honda faz no país. “Acreditamos no potencial do mercado brasileiro e nossos recentes investimentos demonstram essa confiança”, destaca.

Ventos que sopram a favor
Visto de perto, o parque impressiona pela altura das torres e tamanho das pás (as torres têm 94 metros de altura e as pás, 55 metros e 15 toneladas cada!). No terreno de aproximadamente 3,2 milhões de m2, onde foram instaladas as torres e estação geradora, a energia é conduzida por cabos subterrâneos.

A subestação interna do parque transmite energia para a subestação da companhia local, que por sua vez disponibiliza a energia produzida na rede do SIN (Sistema Interligado Nacional), para então ser utilizada pela fábrica de Sumaré.

Somando-se às operações de motocicletas, produtos de força e automóveis, o que inclui a construção deste parque eólico, a Honda investiu, de 2011 a julho de 2014, aproximadamente R$ 120 milhões em Gestão Ambiental no Brasil.

(Fonte: Carplace)