MENU

IF Metall: trabalhadora é eleita para presidir sindicato sueco

Publicado: 22 Maio, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Marie NilssonMarie Nilsson
Marie Nilsson: pela primeira vez, entidade será presidida por mulher

Pela primeira vez sua história, o IF Metall – sindicato dos metalúrgicos da Suécia – tem à frente uma trabalhadora. Por unanimidade, Marie Nilsson foi eleita presidenta da entidade no 4º Congresso da categoria iniciado no último dia 19 em Gotemburgo. O evento será encerrado nesta segunda-feira e reúne cerca de mil delegados. Além de renovar a direção, será aprovado o plano de lutas do IF Metall para o próximo período.

A nova presidenta já integrava a direção da entidade e no último mandato era secretária geral adjunta. Em seu discurso de posse, Marie comprometeu-se a dar sequência ao trabalho conjunto da direção da entidade, reforçando, inclusive, os laços de solidariedade com o movimento sindical internacional.

O sindicato sueco é um parceiro histórico da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) em programas de cooperação sindical internacional, formação sindical e ações como a que viabilizaram a defesa da venda dos caças Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB), garantindo transferência de tecnologia e empregos no Brasil. Os aviões são fabricados pela Saab Scania e já há uma unidade da empresa atuando em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

Diante dessa proximidade, a CNM/CUT foi uma das entidades convidadas para o Congresso do IF Metall e foi representada pelo coordenador do Coletivo Nacional de Relações Internacionais, Maicon Vasconcelos.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT, com informações do IF Metall)