MENU

Intercâmbio da IndustriALL fortalece política da Secretaria de Juventude da CNM/CUT

Atividades propostas em encontros anteriores tiveram participação ativa das federações e sindicatos. Projeto foi realizado com jovens metalúrgicos, têxteis e químicos da América Latina e da Alemanha.

Publicado: 25 Junho, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Jovens Jovens
Projeto teve participação de jovens metalúrgicos, têxteis e químicos

Entre os dias 15 a 21 de junho foi realizada a última etapa da Jornada de Intercâmbio Sindical Internacional de Jovens da IndustriALL. A atividade, que aconteceu em Sprockhovel, Alemanha, teve o objetivo de dar sequência à capacitação de jovens lideranças da América Latina, apresentar o modelo da estrutura sindical alemã, além de fortalecer coletivo de Juventude da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT). 

O secretário de Juventude da CNM/CUT, Leandro Soares, falou que o projeto da IndustriALL foi importante por conta das atividades propostas nos encontros anteriores do intercâmbio e pela participação das federações e sindicatos. “As ações realizadas foram funtamentais para que o movimento metalúrgico se aproximasse do universo jovem. O tema agora é visto com prioridade e não apenas para cumprir agenda. Com as articulações criadas a partir do intercâmbio vamos reconstruir e fortalecer nosso coletivo nacional e levar as políticas da CNM e da CUT para as demais instâncias”, falou. 

Crédito: Divulgação
LeandroLeandro
Leandro Soares falou sobre aproximação com o jovem metalúrgico

O projeto é uma parceria entre a FES (Fundação Friedrich Ebert), do IG Metall (sindicato de metalúrgicos da Alemanha) e da IndustriALL Global Union (entidade internacional que representa metalúrgicos, químicos e trabalhadores têxteis). O evento contou com a presença de jovens metalúrgicos, químicos e têxteis do Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Nicarágua e Peru.

Antes da etapa final na Alemanha, foram realizados dois encontros, um no Brasil, em 2012, e outro na Argentina, em 2013, além de uma fase de ensino à distância pela internet. Nas ocasiões, os participantes apresentaram seus planos de ação com o objetivo de aumentar a participação da juventude trabalhadora no movimento sindical.

Para finalizar o projeto, os participantes fizeram uma apresentação individual sobre os desdobramentos dos planos de ação iniciados em 2012. Representando a CNM/CUT, o dirigente Silvio Ferreira apresentou o encontro de juventude realizado em Sorocaba; Bruno Bilha organizou o primeiro coletivo de juventude metalúrgica em Santa Catariana; e a secretária da Igualdade Racial, Christiane dos Santos, preparou o primeiro coletivo em Minas Gerais.

Crédito: Divulgação
xxxx
Representando a CNM, Christiane dos Santos apresentou coletivo da juventude de MG

Para a secretária da Igualdade Racial, Christiane dos Santos, a atividade teve debates importantes sobre preconceito. “Não tivemos uma discussão sobre racismo, mas conversamos sobre a discriminação em relação à nacionalidade, que acontece bastante no país. É inadmissível e viola os direitos humanos básicos reconhecidos internacionalmente”, disse.

Além dos conteúdos debatidos em sala, o grupo visitou sindicatos locais (Gevelsberg-Hattingen) e debateram as estratégias de recrutamento e abordagem de novos membros. Os jovens também realizaram uma visita à planta da Evonik (setor químico, em Marl) e  na Ford (em Colônia), onde puderam conhecer o sistema de formação profissional, as campanhas e a atuação dos representantes da juventude dentro das empresas.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)