MENU

Intercâmbio sindical internacional capacita jovens trabalhadores na indústria

Publicado: 30 Setembro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
- -
Jovens trabalhadores visitaram a planta da Volkswagen, no ABC, nesta terça-feira

Cerca de 50 jovens que trabalham nas indústrias metalúrgica, química e têxtil estão reunidos desde segunda-feira (28), na Praia Grande (SP), na segunda etapa do Intercâmbio Sindical Internacional para Jovens Trabalhadores da América Latina e Alemanha. A atividade tem o objetivo de dar sequência à capacitação de jovens lideranças, além de apresentar o modelo da estrutura sindical dos países envolvidos na atividade.

O projeto é realizado pela IndustriALL (federação internacional que representa metalúrgicos, químicos e trabalhadores têxteis) em parceria com a FES (Fundação Friedrich Ebert), o IG Metall (sindicato dos metalúrgicos da Alemanha) e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT). 

Estão participando da atividade jovens do Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Peru.

Nesta terça-feira (29), o grupo visitou a planta da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP), onde conversaram com os representantes do Comitê Sindical de Empresa (CSE) e conheceram a TVT (TV dos Trabalhadores).

Ao longo da semana, o grupo debate temas como política de gênero e de juventude das centrais sindicais, contrato coletivo nacional de trabalho e a história e estrutura dos sindicatos cutistas. 

Na primeira etapa do projeto foram realizados três intercâmbios. Em 2012, no Brasil, em 2013, na Argentina e em 2014, na Alemanha. Nas ocasiões, os participantes apresentaram seus planos de ação com o objetivo de aumentar a participação da juventude trabalhadora no movimento sindical. 

Projeto SASK
Nesta quinta-feira (1º), também terá início o projeto SASK (centro de solidariedade do movimento sindical da Finlândia). O Programa, que se estende até sexta-feira (2), será realizado em conjunto com o Intercâmbio em curso, é voltado para trabalhadores dos países latino-americanos.

No primeiro dia do projeto, representantes da UNE (União Nacional dos Estudantes), do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e do Movimento Afro Brasileiro vão debater os desafios da juventude no Brasil.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)