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JAC define nova data para fábrica de Camaçari (BA)

Publicado: 05 Setembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Após altas doses de desconfianças e rumores de que sua fabrica brasileira não sairia do papel, a JAC Motors decidiu divulgar uma nova data. A planta de Camaçari (BA), que inicialmente deveria ficar pronta em 2014 e depois foi adiada para meados de 2015, deverá ter as obras iniciadas em novembro deste ano, segundo expectativas da empresa. A fabricação de veículos, de acordo com o novo calendário, deve começar no 1º trimestre de 2016.

Em comunicado distribuído na quinta-feira (4), a JAC conta que o investimento de R$ 1 bilhão no complexo industrial está mantido, bem como o volume a ser produzido, que será de 100 mil veículos de passeio ao ano, em dois turnos de trabalho, com 3,5 mil empregados diretos e 10 mil indiretos.

Do total do investimento, R$ 120 milhões serão concedidos via financiamento pela linha Desenbahia para a primeira etapa de construção. A construtora responsável pelas obras civis do complexo industrial ainda não foi divulgada, pois a JAC ainda analisa as propostas no processo de licitação.

A JAC esclarece que ao longo dos últimos meses, sem nunca ter suspendido o desenvolvimento dos três carros de passeio previstos para a unidade, trabalhou em paralelo na viabilização do início das obras, obtendo todas as licenças ambientais e aprovações executivas do projeto.

“A estreia fulminante da JAC Motors no mercado nacional em 2011 reflete a receptividade que o consumidor teve com a nossa marca e os nossos produtos. É verdade que alguns obstáculos postergaram esse início das obras, mas isso já foi superado. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar ainda mais duro a partir de agora. Estamos muito entusiasmados”, afirma Sergio Habib, presidente da JAC Motors.

Oito fornecedores já fecharam acordo com a JAC para fabricação dos veículos. O aço será fornecido pela Usiminas. A Valeo entregará os componentes elétricos. A Autolin fará os painéis de portas. A Plascar fabricará os para-choques. A Weldmatic fornecerá os subconjuntos soldados. A Tudor entrará com as baterias. A Hutschinson fará os acabamentos de borrachas. Enquanto a Plilkington será a fabricante de vidros.

(Fonte: Automotive Business)