MENU

Jörg Hofmann é eleito novo presidente do IG Metall

Publicado: 22 Outubro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
--
Jörg Hofmann irá conduzir a entidade pelos próximos quatro anos 

Nesta quarta-feira (21), Jörg Hofmann foi eleito o novo presidente do IG Metall (Sindicato Nacional dos Metalúrgicos da Alemanha). A decisão foi tomada por cerca de 450 delegados ao 23º Congresso da entidade, que representa 3,6 milhões de trabalhadores no setor. O evento, que teve início neste domingo (18) e se estende até o próximo sábado (26), em Frankfurt, tem o objetivo de traçar um plano de lutas que norteará as políticas e bandeiras dos metalúrgicosalemães nos próximos quatro anos.

O Congresso é acompanhado por uma delegação de sindicalistas de outros países. A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) está representada pelo presidente, Paulo Cayres, o secretário de Relações Internacionais, Valter Sanches, e seu dirigente representante do Comitê Executivo da IndutriALL Global Union, João Cayres.

Crédito: Divulgação
Delegação brasileira (à partir da esq): Valter Sanches, João Cayres e Paulo CayresDelegação brasileira (à partir da esq): Valter Sanches, João Cayres e Paulo Cayres
Delegação da CNM/CUT (a partir da esq.): Valter Sanches, João Cayres e Paulo Cayres


Antes da sessão que elegeu a nova direção do IG Metall, os participantes acompanharam um pronunciamento da primeira ministra da Alemanha, Angela Merkel, sobre o momento delicado no país devido à onda migratória. Para ela, o fenômeno é o outro lado da globalização. “A nossa experiência do mundo globalizado até agora era: a nossa economia vai para outros países, instala fábricas, vende produtos e o balanço é positivo para o emprego na Alemanha e para as nossas empresas. Mas agora assistimos a um movimento inverso: é a globalização que vem até nós”, afirmou. “Temos que aceitar um certo grau de imigração legal no nosso país”, completou.

Crédito: Divulgação
Angela Merkel no Congresso do IG MetallAngela Merkel no Congresso do IG Metall
Angela Merkel defendeu acolhida a refugiados no Congresso do IG Metall

De acordo com o representante da IndustriALL, o tema também é bastante discutido pelo sindicato dos metalúrgicos do país. “O IG Metall está fazendo campanha a favor dos refugiados para que o governo acolha e tente resolver esse problema que está afligindo toda a sociedade europeia”, contou João.

A abertura do 23º Congresso teve a presença do ministro da Economia da Alemanha, Sigmar Gabriel, que defendeu os empregos dos trabalhadores na Volkswagen. Recentemente, a montadora admitiu que 11 milhões de veículos do grupo estão equipados com um dispositivo que burla os testes de emissão, soltando na atmosfera mais poluentes do que os níveis exigidos. “O ministro demonstrou a preocupação do governo com os trabalhadores que estão sofrendo pressões no chão de fábrica. Sigmar enfatizou que os empregos devem ser mantidos porque o erro foi da empresa", contou João Cayres. 

O presidente da CNM/CUT avaliou que a participação no congresso dos trabalhadores alemães reforça a parceria histórica entre as duas entidades para ações conjuntas em defesa da categoria.

Paulo e João aproveitaram a oportunidade para se reunir com os trabalhadores na Ford da Alemanha e discutir a realização de encontro de jovens metalúrgicos na montadora dos dois países para os próximos anos. “Essa relação precisa ser cada dia mais estreita e fortalecida”, finalizou João, que também é trabalhador na Ford do ABC paulista.

(Fonte: Assessoria de imprensa da CNM/CUT, com informações do IG Metall)