MENU

Jornal alemão diz que BMW abrirá fábrica em SP; empresa não confirma

Montadora alemã estuda 5 países possíveis novas plantas, decisão sai apenas no fim do ano, informa a fabricante

Publicado: 05 Outubro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O jornal alemão "Handelsblatt" afirmou nesta quarta-feira (5) que a BMW deverá escolher São Paulo para instalar sua primeira fábrica na América Latina. A publicação citou "fontes" da empresa para informar que um conselho deve aprovar em dezembro os planos para fabricar veículos em São Paulo "porque todos os fornecedores importantes de peças estão lá". Procurada pelo G1, a montadora diz que só no fim do ano decidirá sobre uma possível fábrica no Brasil.

“Por enquanto é só um estudo que a BMW faz não só no Brasil, mas em outros países com potencial. É uma estratégia da BMW diversificar riscos”, afirmou em maio passado o presidente da marca no país, Jörg Henning Dornbusch. Os outros países que são cogitados para receber fábricas são Rússia, Índia, Coreia do Sul e Turquia.

Se for aprovada, a planta brasileira iria operar inicialmente em sistema de CKD (veículos chegam desmontados para serem montados no local). Por esse motivo, não poderia se tornar um pólo exportador na América Latina. Pelas leis brasileiras, para a montadora poder exportar um veículo, pelo menos 60% das peças têm de ser fabricadas no país. “Talvez futuramente isso aconteça, mas não em um primeiro momento”, declarou Dornbusch também em maio.

Fonte: G1

BMW