MENU

Jovens trabalhadores finalizam intercâmbio sindical na Alemanha

Publicado: 20 Junho, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: IndustriALL
- -
Última etapa do intercâmbio aconteceu na Alemanha  

A última etapa do Intercâmbio Sindical Internacional para Jovens Trabalhadores terminou no último dia 17 de junho, em Sprockhövel, na Alemanha. A atividade reuniu cerca de 40 jovens metalúrgicos, químicos e têxteis da América Latina e Alemanha e teve o objetivo de apresentar o modelo de organização e de estrutura sindical alemã e fomentar a participação das jovens lideranças em seus respectivos sindicatos. 

O projeto é realizado pela IndustriALL (federação internacional que representa metalúrgicos, químicos e trabalhadores têxteis), em parceria com a FES (Fundação Friedrich Ebert) e o IG Metall (sindicato dos metalúrgicos da Alemanha).

As duas primeiras estapas foram realizadas no Brasil em 2015 e Argentina em 2016. Em todos os encontros os jovens aprenderam a situação sindical de cada país e sobre a cultura e história dos lugares. Já no terceiro módulo, os participantes também visitaram a sede do sindicato IG Metall, em Colônia, e a fábrica da Ford Motor Company. Ao final do encontro, as jovens lideranças apresentaram seus projetos finais para a organização da juventude em seus sindicatos.

"Os jovens foram treinados ao longo de três anos e eles cresceram bastante. Eles ganharam confiança em si mesmos, o que provavelmente ajudou a assumir papéis como líderes sindicais. Este definitivamente não é o final, mas o começo de algo maior", afirmou Sarah Flores, responsável pelos projetoc de jovens da IndustriALL.

Participaram da atividade trabalhadores do Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Peru.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)