MENU

Kia inaugura linha do Bongo no Uruguai

Publicado: 13 Agosto, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A subsidiária da Kia Motors no Uruguai inaugurou na quinta-feira, 12, a linha de produção do caminhão leve Bongo, em Montevideo, para a qual foram investidos US$ 25 milhões. Das oito versões do modelo, apenas o K2500 com cabine simples, tração 4x2 e sem caçamba será produzido no país. As demais opções continuam no mercado por meio de importação.

A linha produzirá, a partir de 2011, metade de sua capacidade total anual, estimada em 12 mil unidades. Serão 550 unidades por mês. Até o fim deste ano a produção se limitará a 330 caminhões mensais. No ano que vem 95% do total produzido atenderá ao mercado brasileiro e restante fica no Uruguai.

Segundo o presidente da Kia Motors do Brasil e da Kia Motors Uruguay, José Luiz Gandini, na segunda fase de produção, a partir de 2012, o Bongo deve desembarcar também nos mercados argentino e paraguaio.

"Mas até lá o mercado brasileiro pode nos surpreender, as legislações estão cada vez mais rigorosas quanto à circulação de caminhões médios e grandes nas metrópoles, como em São Paulo, que acaba de ampliar ainda mais a área de restrição para pesados. Além disso, temos muito a desenvolver as aplicações do Bongo nos setores industrial, comercial e em serviços".

Ainda este ano e ao longo de 2011, vinte engenheiros e técnicos da Kia Motors Corporation darão suporte aos 180 funcionários da nova linha, uruguaios e brasileiros. Segundo a empresa a produção local do Bongo deve gerar quinhentos empregos indiretos, somando atuais e futuros fornecedores.
 
Fonte: AutoData