MENU

Kia Motors formaliza queixa contra comercial do Hyundai Tucson

Publicado: 09 Março, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Kia Motors do Brasil registrou nesta sexta-feira (6) no Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) queixa contra a Hyundai Caoa do Brasil, importadora e distribuidora da montadora sul-coreana Hyundai no mercado brasileiro. Segundo a Kia, o motivo é a veiculação do anúncio "Tucson Imbatível", no qual - ao listar seus principais concorrentes - a Hyundai Caoa deixa de mencionar o Kia Sportage.

O subtítulo do anúncio atribui ao Tucson "1º lugar em vendas de SUV Premium em 2008". Para isso, cita como fonte os emplacamentos de janeiro a dezembro de 2008 da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Na sequência, cita como oito primeiros: Hyundai Tucson, Mitsubishi Pajero (TR4 + Sport + Full), Honda CR-V, Toyota SW4, Chevrolet Captiva, Land Rover Free Lander, Toyota RAV4 e Jeep Cherokee, sem mencionar o concorrente Kia Sportage.

No entanto, de acordo com a Fenabrave, o ranking na categoria SUV relaciona, por ordem quantitativa, o Ford EcoSport (44.179 unidades), Hyundai Tucson (19.643), Mitsubishi Pajero (18.124), Chevrolet Tracker (8.698), Honda CR-V (8.164), Kia Sportage (7.106), Toyota SW4 (7.028) e Chevrolet Captiva (4.747). Os veículos, no entanto, que podem ser comparados entre si, com base em motorização (gasolina/diesel), tamanho, potência de motor e outros itens de série.

"Entre os seis SUVs mais vendidos, com iguais características, o Kia Sportage é o foi o quinto mais emplacado em 2008. No entanto, a concorrente utiliza-se de má fé, ao excluir o modelo. Atuamos em um país de livre concorrência, mas o que dá para admitir é desonestidade comercial", denuncia José Luis Gandini, presidente da Kia no Brasil.

Fonte: G1