MENU

Libra deve produzir meio milhão de barris de petróleo por dia

Publicado: 28 Novembro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O consórcio liderado pela Petrobras e que opera a área gigante de Libra, no pré-sal na Bacia de Santos, planeja instalar no campo, até 2023, três plataformas, com capacidade para produzir 540 mil barris de petróleo por dia, ou o equivalente a 25% da produção atual total do país, que é de 2,1 milhões de barris diários. A produção do primeiro óleo de Libra teve início no domingo, apenas quatro anos após o campo ter sido arrematado no primeiro leilão do pré-sal no regime de partilha.

O gerente-executivo da Petrobras para Libra, Fernando Borges, explicou que o navio-plataforma (FPSO) Libra 1 deverá ser contratado já este ano para entrar em operação a partir de 2021. As outras duas plataformas virão nos anos subsequentes.

Até o dia 1º de dezembro, o consórcio enviará à Agência Nacional do Petróleo (ANP) o pedido de declaração de comercialidade do primeiro campo da área de Libra, que terá o nome do peixe Mero.

A área gigante de Libra é considerada uma das maiores descobertas recentes de petróleo no mundo, com reservas que podem variar de 8 bilhões a 12 bilhões de barris de petróleo.

As informações são de reportagem em O Globo.

(Fonte: Brasil 247)