MENU

Logística reversa e resíduos sólidos são temas de seminário nacional

Publicado: 30 Outubro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
Geordeci Souza e Paulo CayresGeordeci Souza e Paulo Cayres
Geordeci Souza e Paulo Cayres abriram o seminário 

O Coletivo Nacional de Saúde dos Metalúrgicos da CUT realizou nesta quinta-feira (30) o Seminário sobre Logística Reversa e Resíduos Sólidos. A atividade, que era uma das resoluções do 8º Congresso Nacional da categoria, aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT).

Além dos metalúrgicos de federações e sindicatos cutistas de todo o Brasil, com atuação sindical nos temas ligados à saúde do trabalhador, o seminário também contou com a presença dos participantes do 2º Encontro de Formação sobre o Inovar Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores).

Segundo o secretário de Saúde da CNM/CUT, Geordeci de Souza, o tema debatido hoje é interligado e por isso o convite feito aos participantes da atividade sobre o Inovar Auto. “Uma das medidas do Inovar Auto é a renovação da frota de veículos e caminhões, mas para isso também precisamos discutir como estes carros serão descartados”, disse o secretário de Saúde.

O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, abriu o Seminário destacando a importância da formação dos dirigentes e o diálogo com os trabalhadores no chão de fábrica. “Vocês, que tiveram a oportunidade de participar dos seminários, devem levar o debate para dentro das fábricas. Pratiquem o que foi discutido nos dias de formação e conversem com os companheiros que não puderam estar nos encontros”, assinalou.   

Crédito: CNM/CUT
Carlos Carlos
Oliveira (à dir.) explicou a lei de Resíduos Sólidos 


Na primeira mesa temática, Carlos Henrique de Oliveira, professor de Gestão Ambiental da Univerdade Metodista de São Paulo, abordou os principais aspectos da lei que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), entre eles, o encaminhamento, a não geração e redução de resíduos sólidos. De acordo com Oliveira, a PNRS também tem impacto social.  “A lei propicia o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos que ainda têm valor econômico e podem ser reaproveitados. Ou seja, é o caminho para a geração de novos empregos e o fortalecimento da cadeia econômica da reciclagem", observou. 

Crédito: CNM/CUT
HamiltonHamilton
Hamilton Lacerda abordou os desafios da logística reversa

No período da tarde, o diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Hamilton Lacerda, explicou a proposta e os desafios da logística reversa, que trata dos aspectos de retorno dos resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente. “O grande desafio é a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. O ambiente é direito e responsabilidade comum de todos. Assim, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o Estado e o cidadão precisam ser responsáveis pela minimização do volume de resíduos sólidos”, finalizou.

(Fonte: Shayane Servilha - Assessoria de Imprensa CNM/CUT)