MENU

Lula anuncia etapa de caravana em Minas Gerais: ‘Ver estragos a consertar’

Publicado: 18 Outubro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa no próximo dia 23, em Ipatinga, Minas Gerais, nova etapa da Caravana Lula pelo Brasil. "Tem gente achando que governar é fácil e que sabe de tudo. Quando tenho dúvidas, pergunto ao povo brasileiro. Agora, vou percorrer Minas para conversar com o povo, saber o que fazer e ajudar o povo mineiro", disse o petista, em entrevista à rádio Super Notícia FM, de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (18).

O ex-presidente afirma que quer ver os "estragos" promovidos pelo governo Temer. "Fui ao Nordeste e percebi que a pobreza, a fome e o desemprego estão voltando. Nós estamos perdendo os direitos que conquistamos nos últimos anos", afirma.

Lula diz que um dos marcos de seu governo na região mineira foi a construção da ponte de Itinga, na região do Vale do Jequitinhonha, uma das mais pobres do país. "Prometi em 1993 (durante passagem da primeira edição da Caravana da Cidadania). Toda vez que eu ia à Itinga, tinha que atravessar de balsa o rio. O balseiro tinha um caroço embaixo do braço de tanto empurrá-la. Eu pensava que um dia faria uma ponte ali. Quando ganhei as eleições, foi feita a ponte, que é um orgulho do povo de lá", conta o ex-presidente.

Ele criticou as privatizações do governo Temer, que "não entende de povo", segundo ele. "Não quero governar o país, eu quero cuidar desse povo. Quero cuidar da soberania do país, que não pode ser vendido pelo governo Temer. Porque essa gente não vai ser dono de supermercado ou de loja de eletrodomésticos? Eles só sabem vender. Governar é fazer o país crescer, o que precisa é investimento. Estou esperançoso de consertar o país."

A caravana de Lula, que vai até o dia 30 deste mês, envolve sete regiões do estado, totalizando pelo menos 14 cidades. Na etapa nordestina, realizada em agosto, a caravana previa paradas em 28 cidades e parou em 58.

Em sua segunda agenda mineira, segundo ele, visitará Governador Valadares e a Bacia do Rio Doce. "Quero ver o estrago da lama (do rompimento da barragem em Mariana) e conversar com os pescadores da região", conta. A viagem tem ainda no roteiro Teófilo Otoni, Itaobim, Itinga, Araçuaí, Salinas, Montes Claros, Bocaiúva e Diamantina. O encerramento está previsto para o próximo dia 30, em Belo Horizonte.

Segundo o Instituto Lula, o projeto Lula Pelo Brasil tem objetivo de recuperar transformações pelas quais o país passou nos governos petistas, contrastar com o “desmonte” dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social operado pelo governo Temer e discutir com a população projetos para o futuro.

O tema da educação tem tido destaque nas viagens do ex-presidente. A entidade cita a criação de três universidades em Minas e de 16 campi universitários, na política de interiorização do ensino público superior. Menciona também a criação de 43 novas escolas técnicas em Minas Gerais. O estado teve ainda 1,1 milhão de famílias beneficiadas com o Bolsa Família e, segundo o instituto, mais de um milhão de mineiros deixaram a extrema pobreza – o que teria contribuído para tirar o Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas.

O roteiro da caravana em Minas Gerais:

23 de outubro – Ipatinga
18h – Ato “Em defesa da soberania nacional”
Praça dos Três Poderes ou Praça do Marco Zero

24 de outubro – Governador Valadares
8h30 – Visita ao viveiro de mudas do MST
10h – Visita a Bacia do Rio Doce – Feira da Paz
17h – Chegada a Teófilo Otoni. Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri
19h – Ato em defesa da Educação

25 de outubro – Itaobim
13h – Parada no trevo de Itaobim
Transversal da BR116 na entrada da cidade
15h – Ponte de Itinga, que cruza o Jequitinhonha
18h – Araçuaí – Ato cultural do Médio Jequitinhonha na Praça do Mercado

26 de outubro – Araçuaí
8h30 – Visita ao Campus de Araçuaí do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
13h – Visita ao Campus de Salinas do IFNMG
15h – Ato público na Praça do Banco do Brasil em Salinas

27 de outubro – Montes Claros
16h – Visita a complexo industrial
18h – Ato público na Praça da Catedral

28 de outubro de 2017 – Montes Claros
9h – Visita a projeto de irrigação por gotejamento (Aspropem)
12h – Bocaiúva – Ato em defesa da defesa da Agricultura Familiar na Praça do Mercado Municipal
18h30 – Ato cultural do Alto Jequitinhonha na Praça da Rodoviária

29 de outubro – Diamantina
9h – Diamantina – Reunião com reitores de universidade e institutos federais na Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri
15h – Cordisburgo - Recepção com Folia dos Reis e Congada em frente ao Portal do Grande Sertão Veredas
17h – Visita ao Museu Casa Guimarães Rosa

30 de outubro – Belo Horizonte
15h – Reunião com prefeitos de Minas Gerais
18h – Ato de encerramento da Caravana na Praça da Estação ou da Liberdade

(Fonte: Rede Brasil Atual)