QUA, 06 de dez / 2017

Lula: 'Todo o dinheiro que é para gastar na educação estão gastando com deputados'

Crédito: Ricardo Stuckert
-
 

A pauta da educação voltou a nortear as atividades da caravana do ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva pelo país. Desta vez, em visita ao Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em Cariacica (ES), Lula citou a necessidade de a educação ser o ponto principal para o desenvolvimento do país e criticou o governo golpista de Michel Temer, que, segundo ele, tem priorizado gastos com emendas parlamentares.

"Não existe nenhuma possibilidade desse país virar uma grande economia, um país desenvolvido, de competir com capacidade de inovação, da sua capacidade de tecnologia e produtividade, se a gente não investir. Todo o dinheiro que é para gastar na educação estão gastando nos deputados aprovarem a permanência do Temer, mesmo que o povo não queira", disse.

Em sua fala, Lula também voltou ao passado resgatando memórias das fábricas de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo. Ele lembrou de sua carreira profissional, que foi amparada em um diploma do curso técnico de torneiro mecânico.

"É a formação profissional que dá a qualquer homem e qualquer mulher, a certeza de que ele vai ser cidadão, ou cidadã de primeira classe nesse país", enfatizou.

Dezenas de estudantes acompanharam a atividade do ex-presidente. Beatriz Tiradentes, ex-aluna do curso de Ferrovias, relatou o diferencial de projetos educacionais como o do instituto federal.

"E a presença do Lula aqui mostra que isso tudo tem uma grande importância, não só aqui para o estado do Espírito Santo, mas também nacionalmente", disse.

Rodrigo Alvarino, estudante de Administração, também esteve presente no evento da caravana. “Hoje é um dia importante, tanto para a imagem do Instituto, quanto para a imagem do ex-presidente porque foi no governo dele que houve a expansão dos nossos campi e é uma forma de a gente mostrar o produto, o fruto de um trabalho", disse.

Já Denio Rabello, ex-reitor da unidade de Cariacica, ressaltou que os avanços alcançados pela educação descentralizada, prática promovida durante as gestões do Partido dos Trabalhadores no Governo Federal, estão cada vez mais provados.

"Os institutos federais - está mais do que demonstrado a sua importância -, em particular aqui no Espírito Santo, pelos resultados que eles apresentam em termos educacionais, em um país onde a educação é considerada tão ruim. Esse grande avanço que foi conquistado durante os governos Lula e Dilma, eles são incontestáveis. Mostram, na verdade, que eram governantes que estavam efetivamente voltados para educação de uma forma geral, em particular da educação profissional", pontuou.

O ex-presidente seguiu em direção a Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro, onde participaria de um ato na Praça da Câmara. A Caravana Lula Pelo Brasil se estende até sexta-feira (8), quando Lula chega na cidade do Rio de Janeiro.

(Fonte: José Eduardo Bernardes - Brasil de Fato)

Vídeos

Vídeos TVT

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Folha Metalúrgica - Porto Alegre

Folha Metalúrgica - Porto Alegre - Edição Nº 336
30 de out / 2017

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700