MENU

Luta dos trabalhadores na Mercedes-Benz reverte 500 demissões no ABC

Após cinco dias de paralisação, metalúrgicos aprovaram fim da greve em assembleia na manhã desta segunda-feira (27).

Publicado: 27 Abril, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
Luta dos trabalhadores na Mercedes reverte 500 demissõesLuta dos trabalhadores na Mercedes reverte 500 demissões
Trabalhadores aprovaram nesta segunda-feira suspensão da greve após cancelamento das demissões

Em negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Mercedes-Benz cancelou as 500 demissões de trabalhadores anunciadas para a próxima segunda-feira (4 de maio). A suspensão da greve foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia na manhã desta segunda-feira (27).

O layoff (suspensão temporária de contrato de trabalho) foi prorrogado até o dia 15 de junho e um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV) ficará aberto até 15 de maio para todos os trabalhadores da empresa.

“Em 18 de maio já tem negociação marcada do Sindicato com a empresa para avaliar o resultado do PDV. Se o resultado reduzir e der conta de administrar o excedente, estará resolvido. Se não, haverá nova negociação e a mobilização será retomada com a mesma força e garra”, afirmou o secretário geral da CUT, Sérgio Nobre.

Os trabalhadores na Mercedes entraram em greve por tempo indeterminado na última quarta-feira (22), após a empresa ter feito o anúncio de demissão de 500 companheiros por meio de comunicado à imprensa.

“Os trabalhadores terem decretado a greve e o acampamento montado nas portarias da fábrica foram importantes para resistir e mostrar a nossa luta pelo emprego. O movimento deu condições de a empresa voltar a conversar com compromisso de discutir o que ela afirma ser excedente de forma negociada”, disse o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva.

Adi dos Santos Lima, presidente da CUT/SP, também esteve no acampamento montado em frente à fábrica. Segundo ele, mais uma vez fica provado que a união, resistência e a luta dos companheiros são fundamentais para as conquistas dos trabalhadores.

O Sindicato encaminhou ofícios ao governo federal na semana passada com pedido de urgência na adoção do Programa de Proteção ao Emprego (PPE) e de outras medidas de estímulo à economia. “Nós vamos fazer pressão para que o governo apresente o PPE, que preserva o emprego em momentos de crise”, defendeu Aroaldo.

Além dos trabalhadores em layoff, a Mercedes afirma ter um excedente de 1.400 trabalhadores na fábrica.

(Fonte: Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)

ABC