MENU

Má gestão: Siemens quer que 11 ex-gestores indenizem a empresa

Publicado: 30 Julho, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Atualmente sob investigação em pelo menos 12 países, a Siemens revelou ontem (29) que quer ser indemnizada por 11 antigos administradores envolvidos no escândalo de corrupção da empresa.

Num comunicado à imprensa, o conselho de supervisão do grupo alemão afirma que vai pedir indenizações, num montante não especificado, a ex-membros da direcção, entre os quais está o antigo director executivo, Klaus Kleinfeld, e o ex-presidente, Heinrich von Pierer.

Segundo a Siemens, os onze gestores apontados "faltaram às suas obrigações de controlo e gestão entre 2002 e 2006", estando ligados ao escândalo de corrupção que atingiu o grupo há mais de dois anos e provocou graves "danos financeiros".

Atualmente, a Siemens está sob investigação em pelo menos 12 países, entre os quais os Estados Unidos, devido a alegadas acusações de que os seus funcionários terão recebido subornos para favorecerem determinadas empresas na concessão de contratos.

Entre 2000 e 2006, foram detectados pela empresa, que tem colaborado com as autoridades nas investigações, 1,3 mil milhões de euros de "pagamentos pouco claros". Mas, até ao momento, o escândalo de corrupção já custou à Siemens bem mais, num valor superior a 1,4 mil milhões de euros, devido sobretudo a custos legais, multas e pagamentos a advogados.

Fonte: Última Hora