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Mahindra deverá ter outra fábrica de automóveis no Brasil

Publicado: 10 Junho, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Mahindra vai ampliar a sua produção no Brasil. A decisão já foi tomada, só não se sabe ainda se será ampliada a unidade existente hoje em Manaus, onde está sendo montada a picape e o utilitário esportivo ou se a empresa vai construir uma nova fábrica.

A empresa indiana está estudando o mercado brasileiro e ainda não decidiu qual o segmento que vai atuar. Poderá investir nas próprias picapes médias e utilitários esportivos, onde já conquistou um espaço desde que iniciou as vendas aqui, em janeiro de 2008, ou partir para a construção de veículos menores, com motorização bicombustível. Nesse caso a empresa instalaria uma fábrica em outro local do País, mais próximo dos grandes centros urbanos, onde está o grande mercado desse tipo de veículo.

Sanjeev Saksena, gerente geral e de exportações da área automobilística da Mahindra (o grupo econômico atua em outros setores além de veículos) esteve em São Paulo no último mês de abril em busca de informações para desenhar o projeto da empresa no País. Nada adiantou sobre os futuros negócios, lembrando que o tempo de gestação de uma decisão como essa não será menor do que 27 meses, quer dizer: nada acontecerá antes do segundo semestre de 2011.

Sanjeev mostrou-se satisfeito com o desempenho da marca Mahindra no Brasil neste primeiro ano de atuação. Representada aqui pela empresa Bramont, a Mahindra vendeu no ano passado 270 unidades. Neste ano, as vendas de janeiro a maio atingiram 163 unidades.

O executivo anunciou a produção do Xilo na fábrica de Manaus, um utilitário esportivo lançado em janeiro na Índia e que em três meses se tornou líder do segmento, com vendas de 10 mil unidades e uma lista de espera de mais 15 mil veículos. O Xilo é um utilitário esportivo de oito lugares.

A empresa também vai investir em rally como forma de dar visibilidade à marca. A primeira participação será no Rally dos Sertões, que começa dia 23 deste mês. Com patrocínio da Mahindra by Bramont e apoio da Govesa, concessionária Mahindra de Brasília e Goiânia, a equipe Mahindra/Govesa/Faztrilha vai competir na categoria "production" (T2) com uma picape Mahindra cabine simples equipada com motor turbodiesel de 2.6 litros. O piloto será Ricardo Augusto de Souza Campos, o "Rasc", que pilotou nas últimas quatro edições do Rally dos Sertões na categoria "Caminhões", tendo alcançado a quinta posição no ano passado.

Fonte: Webmotors