MENU

Maioria dos tucanos não conhece Doria, diz pesquisa

Publicado: 24 Abril, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O prefeito de São Paulo (PSDB), João Doria, segue desconhecido para a maior parte dos eleitores de seu próprio partido, indica uma nova pesquisa Ibobe.

A maior parte dos eleitores potenciais dos três presidenciáveis tucanos não sabe quem é João Doria. De 49% a 52% daqueles que votariam com certeza ou poderiam votar em José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin disseram ao Ibope que não conhecem suficientemente o prefeito de São Paulo para opinar sobre ele. Só 18% do eleitorado de Serra, 19% do de Aécio e 26% do de Alckmin também votariam certamente ou poderiam votar em Doria.

Mais tucanos dizem o contrário: 23% a 28% desse eleitorado potencial dos caciques não votaria em Doria de jeito nenhum.

As informações são de reportagem em O Estado de S. Paulo.

"Apesar de sua exposição como apresentador do Aprendiz e nas mídias tradicional e social desde que venceu em São Paulo, a versão tucana de Donald Trump ainda terá que se expor muito para seu eleitorado ser nacional. Em tempos de antipolítica, é uma oportunidade.

O eleitor potencial de Doria é muito concentrado no Sudeste (25% de potencial nessa região, contra apenas 9% no Nordeste e 10% no Sul), nas grandes cidades (20% a 14% em comparação às pequenas), entre os com mais tempo de escola (30% entre quem fez faculdade, contra 12% entre quem só fez o Fundamental) e entre os mais ricos (33% de potencial, contra 12% entre os mais pobres).

Em compensação, a rejeição ao neotucano não é especialmente alta em nenhum segmento do eleitorado. No máximo, chega a 40% entre os homens e a 39% no Nordeste. Seu padrinho político, Alckmin tem 60% de rejeição entre os nordestinos, por exemplo. Na média nacional, Doria é rejeitado por 36% e desconhecido por 48%."

(Fonte: Brasil 247)