QUI, 09 de out / 2014

Mais países exigem programa de estabilidade como item de série em veículos

O programa eletrônico de estabilidade, mais conhecido pela sigla ESP, desenvolvido pela Bosch, se tornou importante ferramenta para reforçar os sistemas de segurança de um veículo, por ser capaz de corrigir automaticamente a trajetória do veículo, freando as rodas, de forma autônoma, e gerenciando a potência do motor de acordo com a necessidade, mantendo a estabilidade em situações como curvas em alta velocidade ou desvio de emergência. Produzido desde 1995, estima-se que em todo o mundo, algo como 55% dos automóveis novos e veículos comerciais leves estão equipados com o ESP.

Segundo a fabricante, esse sistema pode evitar até 80% dos acidentes causados por derrapagens. O reconhecimento de sua eficiência na manutenção de uma condução mais segura tem aumentado o número de países que exigem o ESP como item de série nos veículos.

Caso da Europa, onde todos os veículos deverão sair de fábrica com o programa a partir de novembro deste ano. A homologação do sistema para modelos ocorre por lá desde 2011. Nos Estados Unidos, o ESP é obrigatório em todos os veículos de até 4,5 toneladas métricas. e regulamentações semelhantes entrarão em vigor nos próximos anos na Austrália, Japão, Coreia do Sul e Rússia. Na China, aproximadamente 20% dos automóveis novos saem da linha de produção já equipados com o sistema.

“No Brasil, temos observado nos últimos anos um aumento de veículos novos equipados com ESP, alguns veículos de entrada já contam com o sistema e acreditamos que essa será uma tendência crescente”, destaca Alexandre Pagotto, especialista em marketing da divisão Chassis System Control da Bosch.

O sistema, que atualmente é fabricado na Alemanha, França, Estados Unidos, Japão, China e índia, também passou a ser produzido este ano no Brasil.

(Fonte: Automotive Business)

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Folha Metalúrgica - Porto Alegre

Folha Metalúrgica - Porto Alegre - Edição Nº 336
30 de Oct / 2017

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700