MENU

Manifestação contra o encerramento de fábricas alemãs da Airbus

Publicado: 13 Julho, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Cerca de 6 mil pessoas, na maioria trabalhadores da Airbus na Alemanha , manifestaram-se esta quinta-feira em Laupheim, Nordenham e Varel contra o plano de reestruturação da construtora aeronáutica europeia que prevê a venda ou o encerramento das três fábricas implantadas nessas cidades.

Os sindicatos alemães questionam o interesse econômico dessa venda, mas também deixaram de ser tão intransigentes, admitindo pela primeira vez a possibilidade de encontrar um parceiro estratégico. As ações da EADS, a casa-mãe da Airbus já desvalorizaram 10% desde o início do ano.

Em 2006, a empresa fechou pela primeira vez o ano em perda. Um fato que deve repetir-se este ano, sempre por causa do A380. Os atrasos importantes na construção do super-jumbo são em grande parte responsáveis pela situação. Em Fevereiro, a Airbus apresentou um plano de reestruturação, o Power 8 que prevê a supressão de 10 mil postos de trabalho e o encerramento de 3 fábricas na Alemanha. Objectivo: em 2012 ter reduzido os custos em 2,1 mil milhões de euros.

Fonte: EuroNews